A Associação Centro de Recriação Artística vai apresentar peças de teatro no Museu da Língua Portuguesa, cuja a abertura da Exposição intitulada “A Língua Portuguesa em Nós”, será realizada na quarta-feira, às 18:00 horas, no Centro Cultural Brasil-Moçambique.
Haverá uma programação cultural diversa e exclusiva ao longo de todo o período da exposição onde se enquadram as apresentações da qual a Associação Centro de Recriação Artística contribuirá com a peça de teatro “A Viagem”, marcada para o dia 16 de Agosto.
As peças de teatro “Memórias Póstumas de Brás Cubas” e “As aventuras da Emília no Sítio do Pica-pau Amarelo” também farão parte desta programação.
“A viagem” é um convite a celebração da cultura e língua portuguesa através de uma viagem pela história da expansão da Cultura e da Língua portuguesa pelo mundo a partir da poesia, dança, teatro e cânticos dos países falantes de língua portuguesa.
O enredo é baseado em um imaginário de quatro turistas exploradores de terras desconhecidas que movidos pela curiosidade vão conhecer cada país em busca de aventura e em cada paragem desfrutam de cada momento que lhes é proporcionado.
Está peça é resultado de uma residência de teatro, que esteve sob direcção de Gigliola Zacara, cujo objectivo era celebrar a cultura e língua através de diversas vertentes artísticas presentes na peça.
A sua estreia realizou-se no espaço do Wits Arts Museum, na cidade de Johannesburg, no passado mês de Maio de 2018, à convite da Universidade de Witwatersrand de Johannesburg e da Embaixada do Brasil em Pretoria, evento alusivo as celebrações da Cultura e da Língua Portuguesa, no dia 2 de Maio.
O colectivo que irá se apresentar no Centro Cultural Brasil-Moçambique, dia 16 de Agosto, às 18h00, é constituído por cinco artistas, nomeadamente: António Sitoi, Célia Madime, Fernando Macamo, Gigliola Zacara e Salomão Nhambule.