Dois Filmes da Nouvelle Vague

No Centro Franco-Moçambicano (CCFM), dois filmes representativos da Nouvelle Vague, por duas segundas-feiras consecutivas. A saga começa – hoje, pelas 19h – com “Ascenseur Pourl’échafaud”

A Nouvelle Vague revolucionou o Cinema. Em meados dos anos 50, isto no século passado, rompeu com as convenções cinematográficas, fazendo versos da mesma página os cortes rápidos de Hollywood com tendências filosóficas, instituindo, assim, uma nova linguagem no Cinema e o culto ao Director, afinal, será dele a visão estética e imaginativa.

É nesta linha que encontramos “Ascenseur Pourl’échafaud” a ser exibido, hoje, pelas 19h, mas também “Pierrot, Le fou”, a ser exibido na segunda-feira, 20 de Agosto, mas já lá vamos. Este “Ascenseur Pourl’échafaud”  é um drama francês à preto  e branco, lançado em 1957, foi dirigido por Louis Malle a partir do romance homônimo de Natal Calef.

A trama situada em Paris conta a estória de Julien Tavernier, ex-paraquedista que assassina o seu chefe com a ajuda da esposa deste, sua amante. No entanto, regressando para apagar uma pista comprometedora, esquecida na cena do crime, vê-se preso no elevador. Enquanto isto, Jeanne Moreau, sua amante, espera-lhe num café e passa à noite a procura do seu rasto.

Já a trama da próxima segunda-feira é construída sob a vida de Ferdinad Griffon, um homem desanimado por ter perdido emprego, que resolve – com uma velha amiga – viajar para o sul da França, uma viagem que desnuda o tráfico de armas, enredos políticos, encontros incongruentes, mas também pausas bucólicas e desavenças amorosas.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top