Estudantes da Escola de Comunicação e Arte da Universidade Euduardo Mondlane, foram desafiados a produzir uma peça teatral, com o mote “Amílcar Cabral encontra-se com Mohammed Sékou Touré”, pela escritora sul-africana Zukiswa Wanner.
A proposta, de acordo com a Ethale Pusblishing, a ser apresentada, em princípio até ao dia 14 de Setembro, foi feita na Masterclass que a autora orientou naquela instituição de ensino superior. A sessão reuniu formandos em Teatro, Jornalismo, Cinema e Música.
Na ocasião, Zukiswa Wanner, que está em Maputo para o lançamento, a 5 do próximo mês, do seu livro “As madames”, no Cinema Scala, traduzido para português pelo jornalista moçambicano José Pinto de Sá, explorou várias temáticas, nomeadamente: escrita, literatura, teatro, música e afins.
Os estudantes presentes desabafaram sobre a falta de apoio dos seus familiares e amigos pela opção que fizeram de seguir as artes por supostamente ter falta de empregabilidade, por isso podia ser uma perca de tempo.
Porém, conforme a descrição da editora que chancela a sua obra no país, Wanner disse-lhes que ser artista é incontestável e nato, independentemente das represálias e outros esteriótipos afins, pois quando se quer ser artista, se é.
A escritora sul-africana, actualmente residente no Zimbabué, partilhou também experiências sobre o mundo da arte, os prós e contras de se sujeitar a certos trabalhos que não garantem rentabilidade.
Ela talhou a sua estrada até se tornar na escritora, curadora e jornalista de referência que é hoje em África. Nesta senda, os encorajou, dizendo: “mergulhe na arte na sua plenitude, não fique numa ilha”.
Ainda estimulou os estudantes procurarem conhecer outros fazedores de arte para criar conexões, saber como funcionam as diferentes disciplinas, e estabelecer laços de trabalho e colaboração, o que contribuirá para maior alcance dos seus trabalhos.
Aos estudantes, mais incisivamente, exaltou a preponderância de darem valor as suas criações, de modo a que os outros também possam dar. Dessa forma poderão espacapar a regular lamuria da exploração injusta.
Os estudantes de teatro especificamente foram encorajados a pensar no teatro como um todo, não apenas a parte da performance ou representação.
Zukiswa Wanner é uma jornalista, romancista e editora sul-africana nascida na Zâmbia. Já esteve a residir no Quênia e no momento está baseada no Zimbabué. Desde 2006, quando publicou seu primeiro livro, seus romances foram selecionados para prêmios, incluindo os Prêmios Literários da África do Sul e o Prêmio dos Escritores da Commonwealth.