Museu Mafalala celebra a Marrabenta em exposição

Inaugura amanhã (18/11), às 16 horas, nas instalações do Museu Mafalala, a exposição “ Marrabenta: música de toda a gente da nossa terra”.

Trata-se d’uma proposta que resulta da interação entre o Museu Mafalala e a comunidade local da Mafalala, espaço onde a Marrabenta tem firmes as suas raízes e vivas as suas histórias. A mostra é construída a partir de testemunhos e experiências de vida, colhidos com a pretensão de traçar a linha do tempo da evolução da Marrabenta, um dos ritmos de música e dança moçambicanos mais populares.

Participam da produção da exposição Elarne da Silva Tajú e Mussa Tembe (ex-bailarinos da Associação Africana), uma instituição cultural que desempenhou um papel fundamental na estilização e popularização da Marrabenta, durante os primeiros anos do seu surgimento. “Marrabenta: música de toda a gente da nossa terra” também conta com os préstimos de João Matola, neto de Fany Pfumo, considerado o “Rei da Marrabenta”.

O propósito é provocar a reflexão em torno da Influência da Marrabenta na construção da identidade social ao longo do tempo.

A mostra, inserida na programação do Festival Mafalala 2023, discute os significados da Marrabenta no tempo e no espaço, ao mesmo tempo em que percorre os seus estágios de desenvolvimento e busca entender a contribuição das várias figuras de destaque na sua evolução.

“Marrabenta: Música de toda a gente da nossa terra” acontece no âmbito do projecto MuseumFutures, um programa transcontinental liderado pelo Goethe-Institut, que envolve seis museus do Sul Global, concretamete 3 museus da África, 1 museu do Brasil e 2 da Índia, na ideia de repensar a museologia mais receptiva as comunidades locais, reconhecer e ir além dos legados imperiais e navegar pelo complexo presente político.

A cerimónia da abertura da exposição “Marrabenta: música de toda a gente da nossa terra” vai contar com a actuação do conjunto “Xigogogowana”, um colectivo baseado na Mafalala e que interpreta o cancioneiro popular da periferia de Maputo, área da qual a Mafalala faz parte, juntamente com os Chamanculo, Minkadjuine, Xipamanine, entre outre outros.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top