“Cantate” encerra o ano com concertosem Nampula e Cabo Delgado

O “Projecto Cantate” realiza, nos dias 21 e 28 de Outubro, concertos pedagógicos que marcam o encerramento das actividades lectivas de 2023. O primeiro concerto está agendado para o dia 21 de Outubro, às 10h00 na Ilha de Moçambique, em Nampula, no Museu da Ilha.

A Casa Provincial da Cultura, na cidade de Nampula, também vai acolher um concerto, no dia 28 de Outubro, às 14h00. Na mesma data, a Escola Dom Bosco, na cidade de Pemba será palco de mais um espectáculo do “projecto Cantate”.

Os concertos serão executados por alunos instrumentistas e de coro do projecto Cantate, que são dirigidos por monitores de música do Xiquitsi. O repertório musical está adaptado à realidade cultural de cada província, homenageando artistas locais. O concerto do dia 21 será uma miscelânea de temas clássicos, tradicionais e de música ligeira moçambicana com interpretações de músicas de Zena Bacar(Kuhiene) e Aly Faque (Kinachukuro).
O objectivo destas exibições em Nampula e Cabo Delgado é mostrar ao público o resultado do aprendizado adquirido ao longo do ano. O projecto iniciou em 2021 na cidade de Nampula e em 2022 na cidade de Pemba. O mesmo acolhe crianças, adolescentes e jovens dos 10 aos 30 anos. 

Ao longo deste período, o projecto focou-se no ensino e aprendizagem de expressões artísticas e habilidades para a vida bem como na capacitação de associações e grupos culturais. O Cantate acolhe dezenas de crianças, adolescentes e jovens, da Ilha de Moçambique, cidade de Nampula e cidade de Pemba.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top