Poetas D’Alma celebra 20 anos com seu Festival Internacional

“Fala Fela” é o lema da quinta edição consecutiva do cosmopolita Festival Internacional de Poesia e Artes Performativas, Poetas D’Alma, que irá juntar artistas de vários cantos do mundo em Maputo de 15 a 30 do mês em curso.
Sob curadoria do jornalista, poeta e gestor culural Féling Capela, esta iniciativa de carácter itinerante, a decorrer em diversos espaços culturais da capital celebra o 20⁰ aniversário das renomadas Noites de Poesia, que mudaram o cenário artístico desta urbe.
Com efeito, conforme a organização Pl’Arte D’Alma, que produz o festival, nesta edição serão feitos tributos a vários cultores da arte da palavra oral em saraus intimistas multidisciplinar numa programação composta por quatro eixos: performance, educação, imersão e infância.
Serão realizadas, no âmbito do Festival Internacional de Poesia e Artes Performativas, Poetas D’Alma, mesas redondas, oficinas criativas, noites de poesia, exposições e feiras de artes.
No mesmo contexto, pretende-se eternizar o legado de, entre outros, Fela Kuti, Samora Machel, Júlio Carrilho, Rui de Noronha, Fanny Pfumo, Calane da Silva, Noémia de Sousa, José Craveirinha, Fernando Leite Couto, Eduardo White, Azagaia, Kalungano, Rafael da Câmara, Refiloe Rantsieng, Atanásio Nyussi.
O festival dos cultores da palavra busca, conforme a nota de imprensa recebida pelo “Mbenga”, promover a paz, o amor, os direitos humanos, a cidadania, a preservação do meio ambiente e patrimônio cultural imaterial.
Os objectivos suprecitados serão materializados, prossegue, “através do diálogo artístico e da diplomacia cultural que contará com a presença de mais de 20 artistas nacionais e internacionais, igual número de 20 performances”.
O movimento Poetas D’Alma que igualmente este ano celebra 20 anos – o que justifica o númeo de actividades – é guiado pelo propósito de promover a poesia em sua transversalidade com outras linguagens artísticas e performáticas.
Ao longo da sua trajetória, realizou inúmeros eventos destacando os saraus Noites de Poesia, Clave de Soul, Soul’Acústico e claramente o Festival Internacional de Poesia e Artes Performativas.
O festival é uma iniciativa independente da Pl’Arte D’Alma e já recebeu mais de 100 artistas de cerca de 30 países (África do Sul, Angola, Eswatini, Bélgica, Brasil, Ilha Reunião, França, Itália, Alemanha, Portugal, Suiça, China, EUA, Cuba, Argentina, Ghana, Botsuana, Espanha, Ruanda, Chile, México) em suas edições anteriores. A edição de 2022 contou com a participação de mais de 20 artistas de cerca de 8 países.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top