‘‘Os Últimos Dias do Acordo’’ de Sol de Carvalho em exibição na RTP ÁFRICA

‘‘Os Últimos Dias do Acordo’’ é um documentário que retraça alguns momentos vividos nas vésperas da assinatura do Acordos Geral de Paz, em Roma, no dia 04 de Outubro de 1992, assinado pelo Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, e da RENAMO, Afonso Dhlakama, e por representantes dos mediadores, a Comunidade de Santo Egídio e o governo da Itália, colocando fim aos 16 anos de guerra civil.

Este filme trás algumas opiniões e factos dos actores envolvidos nos acordos de Roma, desde jornalistas, investigadores, chefes das delegações, os assinantes dos acordos e embaixadores.

A tensão propiciou a alteração da data da assinatura dos acordos, inicialmente marcada para o dia 01 de Outubro. O documentário retrata as referidas divergências e a forma como foram resolvidas.

O documentário inclui depoimentos de Joaquim Alberto Chissano, Armando Guebuza, Afonso Dhlakama, Raul Domingos, Tomás Vieira Mário, Paul Fauvet, Mário Raffaelli, Morrozo Della Rocca, Incisa de Camerana e Roberto Vellano.

 ‘‘Os Últimos Dias do Acordo’’ faz parte de uma série de 25 episódios do projecto ‘‘Guerra e Paz’’ realizados pela PROMARTE e estará em exibição amanhã, 04 de Outubro, pelas 22 horas, na RTP África.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top