Álvaro Carmo Vaz lança “Lobos” em Maputo

O livro “Lobos: uma família goesa” de Álvaro Carmo Vaz, será lançado hoje pelas 17.00 horas, na Biblioteca Central da Universidade Pedagógica de Maputo.
Caetano Lobo, protagonista da obra, é um jovem goês que emigra para Moçambique, nos anos 40 do século XX, com a ambição de fazer fortuna. Depois, de trabalhar para uma companhia agrária da Zambézia, estabelece-se por conta própria em Quelimane, com a ajuda da mulher e do dote que esta lhe traz.
Na sequência, Caetano Lobo prospera, faz filhos e adora a mais nova, chamada Aurora. Algum tempo depois, a família muda-se para Lourenço Marques e continua a enriquecer.
Caetano Lobo, brâmane, mantém o preconceito trazido de Goa, contra pessoas de castas consideradas inferiores, particularmente os sudras, o que o leva a rejeitar o convívio com uma família goesa, os Xavier.
Quando a Aurora e o jovem Bruno Xavier se apaixonam, ocorre a tragédia que marca as duas famílias, ala Romeu e Julieta shakespeariano.
“Os lobos: uma família goesa” é uma saga familiar que percorre quatro décadas da vida em Moçambique, período pontuado por importantes acontecimentos externos e internos, como a segunda guerra mundial, as independências dos países africanos, a tomada de Goa pela Índia, as lutas de libertação pelas colónias portuguesas, o 25 de Abril, a independência de Moçambique e os primeiros anos que se lhe seguiram, que foram determinantes para as vidas e opções dos protagonistas.
A nova proposta literária de Álvaro Carmo Vaz será apresentada por Rui Fernandes, sob a chancela da Alcance Editores.
Álvaro Carmo Vaz também é autor de “Um rapaz tranquilo” e “Aqui há ópera?”. Em ambas obras os protagonistas têm uma ligação com Gôa, de onde, aliás o escritor, que fez carreira como Engenheiro, tendo igualmente sido docente da área na Faculdade de Engenharia da Universidade Eduardo Mondlane, é igualmente originário.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top