AZGO inaugura murais para eternizar Fany Pfumo, Madala e Zena Bacar

O Presidente do Conselho Municipal de Maputo, Éneas Comiche, procede amanhã, sexta-feira, 15 de Setembro, no Viaduto que interliga as Avenidas Marginal e 25 de Setembro, a inauguração dos murais em homenagem aos icónicos músicos moçambicanos, nomeadamente: Fany Pfumo, Madala e Zena Bacar.

O programa iniciará com a assinatura de memorando de entendimento do Conselho Municipal da Cidade de Maputo e a Khuzula investimento, as 09:00, no edifício cedo do Conselho municipal da cidade de Maputo, seguida de inauguração do Mural e visita do edil da Cidade a primeira incubadora lusófona da Africa lusófona, XHUB.  

A consagração artística está inserida nas celebrações dos dez anos do Festival AZGO e é fruto de uma parceria entre a Khuzula, empresa organizadora do AZGO, Conselho Municipal de Maputo e o Instituto de Investigação Sócio Cultural (ARPAC). 

A homenagem, por via de uma pintura às figuras de Fany Pfumo, Madala e Zena Bacar reforça a necessidade de uma maior preservação do legado de artistas nacionais que ajudaram a construir o sentido da moçambicanidade através da música. Neste reconhecimento, a Khuzula e o Conselho Municipal de Maputo, fixam na memória colectiva o percurso e as canções que abriram caminhos para a afirmação da arte nacional no território, na região e no mundo. 

Os murais serão igualmente um ponto de actração turística da cidade de Maputo para os visitantes nacionais e estrangeiros, e deste modo, gerar pontos que originam memórias e conhecimento profundo sobre o património histórico de Moçambique. Outrossim, elevar a nobreza de Maputo como uma cidade criativa. 

Os murais dedicados aos timoneiros da música nacional são da autoria do artista visual Hugo Mendes, também conhecido por Psiconautah, e combinam a Ilustração em tinta-da-china alicerçada pela técnica de xilogravura.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top