Ferreira, David e Sotho vencem concurso de desenho arquitectónico para sede do Museu do Cinema

LLeyton Ferreira, Levi David e Benevolêncio Sotho são os vencedores do Concurso de Desenho Arquitectónico para o futuro edifício sede do Museu do Cinema em Moçambique.

A iniciativa foi organizada pela Associação dos Amigos do Museu do Cinema em Moçambique, que atribuiu como prêmio 7.500,00 Mzn ao vencedor do primeiro lugar; 5.000,00 Mzn à segunda posição e 3.000,00 Mzn ao terceiro vencedor.

O projecto que ocupou o 1° lugar no pódio do concurso foi de Lleyton Ferreira, que contou com a participação de Bernardo Magaia, Almeida Tovo e Yúran Omar. Estudantes do 4° Ano, na Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane. 

“Sinto-me muito lisonjeado pela vitória, foi uma grande oportunidade para nós podermos crescer como estudantes”, comentou Lleyton Ferreira.

Leví David, vencedor do 2° lugar acredita que concursos deste gênero estimulam os estudantes a pensar em novas soluções práticas na vertente de sustentabilidade.

O projecto de Leví David teve como membros Barness Moisés Cossa e Eudes Xavier Zunguze, que contribuíram para a criação do mesmo.

Para a escolha dos projectos vencedores foram levadas como critérios o conceito do projecto, a acessibilidade, a integração da tecnologia, a sustentabilidade e outros aspectos. 

“O que fez com que algumas propostas não vencessem foi a falta de pontualidade”, comentou Leonardo Mário, docente universitário na FAPF e um dos elementos do júri.

O evento contou com Eduardo Lichuge (ECA), Leonardo Mário (FAPF) e Wilford Machili (convidado AAMCM) como elementos do júri.

Os vencedores foram anunciados no último dia da 14ª edição do KUGOMA, o mais antigo fórum de cinema em Moçambique que decorreu de 31 de Agosto a 6 de Setembro, no Centro Cultural Franco-Moçambicano. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top