Trazer o leitor para junto do escritor

Proporcionar um contacto mais próximo entre o leitor e o autor é um dos objectivos centrais da sessão de autógrafos que foi organizada pela CATALOGUS, na livraria Sequoia.

O evento contou com a participação dos autores Álvaro Taruma, Eduardo Quive, Hirondina Joshua , Maia Ângela e Mélio Tinga.

Autores estes que têm contribuído para a literatura moçambicana da nova geração e cujos livros têm circulado em algumas livrarias.

Mas sentem que poucas vezes têm havido contacto directo com os seus leitores para conversas e partilha de visões de mundo.

“Como autor e como organizador, o evento respondeu ao que projectamos inicialmente”, disse Mélio Tinga, autor dos livros de conto “O voo dos fantasmas” e “Engenharia da morte” e dos romances “Marizza” e “Como sombras e cavalos a levitar”, entre outras publicações.

Foi, descreve, um espaço de conversa franca, entre autores, mas também leitores que, “muitas das vezes se tornam nossos amigos”.

Mélio Tinga acrescenta também que iniciativas como esta serão feitas outras com frequência, como forma de ajudar leitores a crescer no mundo da literatura.

“A CATALOGUS tem estado a pensar e a materializar diferentes iniciativas em volta do livro, e a apoiar autores a encontram sua voz, seu caminho[…]”, revelou Mélio Tinga.

Como exemplo, referiu-se ao ANONIMUS Podcast, o ANONIMUS – Manifesto Literário e o ENCONTRO COM LIVRO, quase todos meses.

Eventos como estes têm sido caracterizado por conversas e leituras com a presença do autor do livro escolhido, em parceria com a Casa Do Professor com objectivo de dar voz aos livros e a quem os faz.

Esta iniciativa é levada a cabo regularmente pela CATALOGUS, como forma de projectar autores jovens moçambicanos para o mundo literário, e ajudar as instituições na promoção de iniciativas literárias.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top