Sobreviver ao fogo: um questionamento á versículos bíblicos de Armindo António

Será lançada esta sexta-feira, 08 de Setembro, na Biblioteca Central da Universidade Pedagógica de Maputo, às 18.00 horas, a obra de estreia do autor Armindo António, intitulada “Sobreviver ao fogo”, chancelada pela Catalogus.

Armindo António, que é jurista de profissão, aventurou-se na ficção escrevendo esta novela que destaca-se por uma escrita afinada, assertiva e perspicaz ao levar o leitor para dentro da estória, apresentando as personagens e os enredos de forma subtil.

A temática que decidiu abordar no seu livro de estreia revela uma ousadia, por se tratar de um assunto sensível nas bordas da religião e da sociedade.

Em  Sobreviver ao fogo, Armindo António reflecte sobre o celibato, entendido como o voto de abstinência sexual para aqueles que escolhem uma vida consagrada como padres, enraizada na igreja Católica romana por séculos.

No livro, o autor apresenta algumas nuances à volta deste estado, provando, através de personagens, lugares e experiências o elevado fascínio que os humanos carregam pelo proibido e aterrador.

“Decidi escrever sobre este tema porque sou cristão, de quando em vez leio a bíblia e chamaram-me a atenção as contradições existentes nos versículos que podem ser encontrados nos livros de Génesis e Coríntios”, explicou Armindo António.

No primeiro, explica o escritor, Deus diz-nos para procriarmos a terra e nos multiplicarmos e o no segundo, nos é apresentada a realidade de que este ser que oficia o casamento, está inibido de se casar.

“Depois de lidos, compreendidos e associado estes dois versículos a realidade soou-me que há uma parte dos homens que está em incumprimento com o apresentado em Gênesis e são esses que protagonizam relatos de histórias que nos chegam no dia-a-dia ”, explica Armindo António.

Compreendem a obra Sobreviver ao fogo onze capítulos, nos quais o autor narra a intrigante estória de Teodósio,  um padre católico que tinha grande respeito em servir e em espalhar a palavra de Deus, mas em meio a tudo isso, o padre era homem e estava rodeado  das enormes tentações do mundo, sobretudo pelos olhares das mulheres, dentro da igreja e na sua jornada.

O livro é editado pela Catalogus e será apresentado pelo jornalista  e escritor Elton Pila, numa sessão que contará com leituras na voz de Marcela Matimbe.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top