Ministra de Pequenas e Médias Empresas e do Artesanato do Congo visita o país

O Vice-Ministro da Cultura e Turismo, Fredson Bacar recebeu esta semana, a Ministra das Pequenas e Médias Empresas e Artesanato da República do Congo, Jacqueline Lydia Mikolo, de visita ao país.

A agenda centrou-se na partilha de informações sobre o estágio de desenvolvimento da cultura e sobretudo na área do artesanato, bem como na discussão dos mecanismos para estreitar a cooperação bilateral entre os 2 países e sectores.

A dirigente congolesa que se encontra no país chefiando a delegação que participou na recém terminada 58ª edição da FACIM e tem estado a realizar encontros com vários sectores a nível do Governo.

No encontro, o Vice-Ministro da Cultura e Turismo  manifestou a satisfação do Sector em receber a governante congolesa, sobretudo no desejo em ver reforçada a cooperação entre os dois ministérios.

A sua projecção é impulsionar o desenvolvimento das Indústrias Culturais e Criativas de ambos países e apresentou, em linhas gerais, a visão e missão do governo para o Sector, bem assim as acções em curso no âmbito dos instrumentos de planificação ora em implementação.

Jacqueline Lydia Mikolo agradeceu ao governo moçambicano pelo convite formulado para participar na FACIM e reiterou a vontade de cooperar com o Sector no desenvolvimento da indústria do artesanato através de uma multiplicidade de actividades.

Disse que a República do Congo é Vice-Presidente do Comité de Coordenação para o Desenvolvimento e a Promoção do Artesanato Africano (CODEPA), que é um fórum que visa a promoção do artesanato africano de forma dinâmica, competitiva e diversificada, criando empregos e riqueza.

Neste sentido, formulou convite para Moçambique participar em futuros eventos a serem organizados pela organização.

Fredson Bacar aproveitou a ocasião para convidar a República do Congo para participar na IX edição da FIKANI, evento que é a maior montra de turismo e da diversidade cultural no país.

No final do encontro,  houve espaço para a troca de brindes entre ambos dirigentes, tendo o Vice-Ministro Fredson Bacar oferecido lembranças do XI Festival Nacional da Cultura e material promocional do destino Moçambique e, em troca,  recebeu  uma estatueta feita de madeira típica do Congo.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top