“The Cameraman’s Revenge” no Cine-Concerto do KUGOMA

O Sr. Beetle tem feito frequentes viagens para se encontrar com uma dançarina do clube noturno Gay Dragonfly e acaba se envolvendo numa confusão com um cameraman que também gostava dela.

O cameraman elabora plano cruel para realizar a sua vingança. Uma animação stop motion de Ladislas Starevich que será projectado a no Cine-Concerto do KUGOMA , hoje, ás 19.00 horas, no Centro Cultural Franco-Moçambicano.

Com legendas em português, esta obra pioneira ganhará vida com uma banda sonora original interpretada ao vivo, sob a direcção musical de Euclides Anatolly. “The Cameraman’s Revenge” teve a sua estreia mundial em 1912 na Rússia.

Impressiona o público pela grande inventividade de Starevich (levando em conta a época em que foi feito), bem como pela enorme expressividade nos movimentos corporais dos insetos mortos.

Por volta de 1910, quando Starewicz era diretor de um museu de história natural, ele desejou filmar uma batalha entre dois besouros. O problema era que eles eram insetos noturnos, e caíam no sono quando iluminados para as filmagens.

Ladislas Starevich foi um cineasta, roteirista , diretor de arte e de fotografia russo radicado na França, um dos pioneiros da animação em stop motion e ainda referido como inspiração hoje.

Este cine-concerto destaca a importância dos filmes na história do cinema mundial e aborda questões relevantes sobre propriedade intelectual e domínio público.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top