ProPaz discute o papel do Hip Hop na promoção da Paz e Reconciliação nacional em Chimoio

“O Papel do Hip Hop na Construção da Paz e Reconciliação” é o tema do seminário a realizar-se a 08 de Setembro próximo, no Auditório da Universidade Católica de Moçambique (UCM), em Chimoio.

Organizado pela Associação IVERCA e CISP (Comité Internacional para o Desenvolvimento dos Povos), membros do consórcio ProPaz, o encontro pretende celebrar a cultura como elemento unificador e promotor do envolvimento de diferentes camadas sociais no diálogo, construção e transmissão de mensagens que incentivem a Paz e Reconciliação no país, em geral.

Dividido em três painéis, moderados pelo radialista Hélder Leonel, o programa vai discutir a influência e o poder dos elementos do Hip Hop no estabelecimento de uma sociedade movida pelos valores da Paz, Coesão e Inclusão Social de grupos marginalizados.

No primeiro painel, os rappers Kloro e Iveth (ambos de Maputo) juntam-se ao rapper Ray Breyka, de Chimoio, para reflectir sobre “As Narrativas do Rap na Construção da Paz”. A segunda mesa aborda a “Contribuição do Graffiti (Artes Plásticas) na Significação da Paz”, com os artistas plásticos Cristóvão Jr. e Celso Manhengue a partilharem o painel com o rapper Inspector Desusado (todos de Chimoio), na sequência da pintura de três murais com a temática da Paz (dois em Chimoio e um em Gondola) resultado de um workshop orientado pelo artista de rua, graffiteiro, Shot B.

O último painel propõe analisar os “Desafios da Mulher enquanto Sujeito Envolvido na Construção da Paz” e terá como oradoras Abnila Matsimbe (em representação da Comité Internacional de Desenvolvimento dos Povos – CISP), Achia Camal (em representação da Levante-se Mulher e Siga o seu Caminho – LeMuSiCa) e Iveth Mafundza (Jurista e activista social).

A actividade se insere no Projecto ProPaz: Cultura para a Promoção da Paz, Reconciliação e Coesão Social, implementado pelo consórcio de organizações composto pelo CISP, IVERCA, LeMuSiCa e IMD, com o Co-financiamento da União Europeia.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top