Gibson João e Óscar Fanheiro estream-se como autores na quinta edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto

“O Descalço [dos] Murmúrios”, de Gibson João e “Incêndios à Margem do Sono”, de Óscar Fanheiro, vencedores da quinta edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto -2023, serão lançados no dia 30, pelas 18h.

A cerimónia será pública e os livros serão apresentados pelo jornalista e crítico literário José dos Remédios.

O júri decidiu laurear a obra [Da casa]: o seu inclinado murmúrio, de Elvira Nhamane, pseudónimo de Gibson João, porque a sua escrita constitui um exemplo feliz de quem sabe o que expressa e como fazê-lo.

“Trata-se de um livro marcado por uma apurada maturidade poética, que se enovela num modo discursivo a uma só vez rico e sucinto. As palavras encenam neste livro uma sedução quase física, ou melhor, as palavras parecem estar a incarnar à nossa frente, artifício que resulta claramente duma prática continuada de quilómetros de leitura.”

Já, para “Incêndios à margem do sono”, de Aconteceu Castigo Namussurize, pseudónimo de Óscar Fanheiro, é um livro visceral, que revela a sobriedade do autor na estruturação dos versos e na extensão da emoção da palavra.

“Trata-se de uma escrita desconcertante, incisiva, na qual se misturam o chulo e o nobre, as metáforas mais ricas e a rudeza do vigor coloquial, o realismo sujo e algumas imagens sublimes, numa comunicação polifónica que, não sendo sempre orquestrada com absoluto ajuste, é de uma inegável coerência estética e se manifesta numa liberdade que deve ser apanágio dos poetas.”

Gibson João, de 21 anos de idade é residente em Morrumbene, Província de Inhambane e Óscar Fanheiro, de 27 anos de idade, é residente na Província de Maputo. O prémio Fernando Leite Couto lança-os como autores.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top