Na quinta será lançado “Arremessos”

ARREMESSOS, uma colecção composta por três livros, de três géneros literários e da autoria de três autores, serão conhecidos na sessão pública a decorrer na próxima quinta, 31 de Agosto de 2023, às 17h30, no Business Lounge By Nedbank, em Maputo.

A colecção, que sai sob chancela da Cavalo do Mar edições, será apresentada pelo escritor Rogério Manjate  e pelo editor e poeta Mbate Pedro, numa sessão que conta com leituras nas vozes de Loide Nhaduco, Joana Mbalango e Sidónio Mondlane, com propostas musicais de Letícia Deozinda.

Os livros: câncer (poesia), de David Bene; como sombras e cavalos a levitar (romance), de Mélio Tinga; e o alguidar que chora ou a história as pedras que falam (teatro), de Venâncio Calisto são as propostas desta colecção.

Escritos durante a pandemia, as obras são fruto de exercícios de escrita, partilhas de referências literárias e reflexões sobre o estado das coisas em Moçambique e no mundo, levados a cabo pelos autores, numa relação à distância, mas fecunda de presença.

Durante o processo de criação, David Bene encontrava-se no Japão, onde doutorou-se em Engenharia de Recursos Minerais, Venâncio Calisto fazia o mestrado em Teatro e Comunidade em Portugal e Mélio Tinga, em Moçambique, dava a sua contribuição para o cenário criativo e cultural do país, como escritor e designer.

Tinga, Bene e Calisto são amigos e companheiros literários, há mais de uma década os três autores, em parceria com outros jovens criadores e instituições ligadas sobretudo à literatura e ao teatro colaboraram e participaram activamente nas iniciativas de renovação cultural no país. ARREMESSOS é, na verdade, o registo ficcionado ou não desta amizade que se confunde com o próprio percurso individual dos autores.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top