Hirondina Joshua celebra herança africana Festival de Edimburgo

Celebrar a herança africana, empoderando as mulheres e mostrar os seu trabalho literário são os objetivos da participação da poeta e jurista moçambicana Hirondina Joshua, no Festival Internacional do Livro de Edimburgono, um dos maiores eventos literários do Reino Unido.

A poeta foi selecionada a dedo para participar do evento que é uma vitrine internacional distinta que celebra a palavra escrita, a literatura e as ideias.

O festival, que termina hoje, reúne autores e pensadores líderes e emergentes, britânicos, escoceses e de outros quadrantes, para inspirar uns aos outros e ao público em um extenso programa de eventos públicos durante três semanas.
Além de mostrar as suas obras e trocar experiências, Hirondina Joshua participou do debate subordinado ao tema “Celebrando a herança africana e empoderando as mulheres”, que teve a moderação da advogada de direitos humanos e reitora da Universidade de Edimburgo, Debora Kayembe.
Além da moçambicana, o debate contou com a participação de Lucía Asué Mbomío Rubio, romancista e jornalista de ascendência guineense equatorial e a escritora e jornalista franco-marroquina Leïla Slimani.
“O debate girou em torno da pergunta: Qual a melhor forma de dar voz às experiências de pessoas em diferentes países do continente africano?”, conta a autora nacional, deixando claro que a experiência foi enriquecedora.
O Festival do Livro aconteceu no Edinburgh College of Art da Universidade, no Reino Unido. Além de ser gratuito, o evento deixou a disposição tela externa para transmitir eventos ao vivo para um público cativo.
Hirondina Joshua é membro da Associação dos Escritores Moçambicanos. Faz parte da nova geração de autores moçambicanos. Integra nos 122 autores (artistas visuais, escritores, poetas) do projecto brasileiro Modernos & Ternos onde “conversa” com a modernidade num registo dos 100 anos da Semana de Arte Moderna.

É redactora da revista InComunidade (Portugal) e curadora de colunas literária na Plataforma cultural Mbenga Artes & Reflexões, que visam a divulgação de textos e conversas com escritores de língua portuguesa.
Estreou-se no mundo literário com a obra “Os ngulos da Casa”, prefácio por Mia Couto, 2016.

Em 2021 lançou “Como Um Levita À Sombra dos Altares”, Prefácio António Cabrita. No mesmo ano, em parceria com Ana Mafalda Leite lança “A Estranheza Fora da Página”. Neste ano brindou os seus leitores com a obra poética “Córtex”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top