Ungulani Ba Ka Khosa homenageado na Feira Internacional do Livro de Quelimane

O escritor Ungulani Ba Ka Khosa será homenageado na III Feira Internacional do Livro de Quelimane que decorre de hoje até sábado no Conselho Autárquico de Quelimane, na Zambézia.

Sob o lema “Pensar e Existir na Diversidade”, a feira irá prestar tributo ao autor de, entre outros, “Ualalapi”, “Orgia dos loucos”, “Histórias de amor e espanto” pelo seu percurso literário.

Através da literatura, Ungulani Ba Ka Khosa, que é historiador de formação, reimagina e resignifica a narrativa sobre o país questionando os seus personagens e episódios relevantes.

Desde a juventude, como atesta a sua participação e publicação regular na emblemática Revista Charrua, que desempenha o papel de activista e intelectual relevante na cena artística do país.

Da sua forja, além dos já mencionados, foram já impressos “No reino dos abutres“, “Os sobreviventes da noite“, “Choriro“, “O rei mocho“, “Entre as memórias silenciadas” e “Gungunhana“.
Nas edições anteriores, a feira homenageou aos poetas e Armando Artur e Eduardo White, em reconhecimento ao seu papel de destaque no campo das letras.

Nesta edição será feita ainda a entrega do Prémio Literário 21 de Agosto – 2022, uma palestra na Uni Licungo a ser proferida pelo escritor Ungulani Ba Ka Khosa com o tema “Recontar os Passos das Mulheres como Humanização da História”.

Estão programados igualmente o lançamento do livro infanto-juvenil “Poemas à Sombra da Infância” de Nick de Rosário. Estava prevista a apresentação do livro “As Ancas do Camarada Chefe” de Sérgio Raimundo, que entretanto devido a complicações no voo não pôde viajar.

Será ainda realizado um concurso Interescolar de leitura de livros de textos de Ungulani Ba Ka Kossa realizado pela Associação Moçambicana de Língua Portuguesa – AMOLP e mesas redondas.

A Feira Internacional de Livro de Quelimane é realizada desde 2021, como forma de
difundir a literatura e o prazer pela leitura, facilitando assim o acesso ao livro pelas
comunidades.

Esta actividade tem a particularidade de focar-se, em particular, em alunos e professores dos diversos estabelecimentos de ensino e formação, em vários espaços públicos de Quelimane.

Pretende-se através desta feira democratizar o acesso cultura e promover a leitura como fonte de prazer, de conhecimento e de conquista da cidadania.

A sua programação habitual integra exposição, lançamento e venda de livros, palestras e debates, oficinas de leitura e escrita, concursos literários, espectáculos de, entre outros.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top