TP50 volta a “Olhar Moçambique”

TP50 volta a “Olhar Moçambique”, desta vez junto com a Companhia de Dança Hodi, em concerto no próximo 25 do mês em curso, no Centro Cultural Franco-Moçambicano.

O próposito deste espectáculo, baseado em textos de Calane da Silva, é levar ao palco algumas características do quotidiano dos moçambicanos, bem como pretende ser uma espécie de manifesto para relatar e elevar a beleza do país.

Como é de praxe, a partir das 20h00min, a proposta irá mesclar a música, poesia, dança e imagem para narrar a sua interpretação do país, percorrendo particularidades de todas as províncias, tendo a participação de 46 artistas.

A particularidade deste espectáculo, é a parceria entre o TP50 e a Companhia de Dança Hodi, que se junta ao “Olhar Moçambique”. O grupo que faz a fusão da tradição com o folclore irá colaborar com a participação de cinco instrumentistas e doze bailarinos.

“Num momento em que reina pouco optimismo na nossa pátria, o TP50 leva a efeito o espetáculo Olhar Moçambique com o intuito central de acordar-nos para a imensa beleza geográfica e cultural deste nosso belo país”, considera o grupo.

Este já tinha sido título do tributo ao poeta Calane da Silva em 2015. Na altura, ainda vivo, o artista e espirita esteve presente e o espectáculo decorreu a 12 de Novembro no Centro Cultural Universitário Eduardo Mondlane.

Na altura, o espectáculo fez uma viagem pelas províncias de Moçambique, através do olhar de Calane da Silva. O espectáculo foi baseado na história de vida e obra do poeta. As músicas, executadas pelo TP50, integraram instrumentos de música ligeira, instrumentos tradicionais e um coro. O fio condutor foi materializado por intervenções de teatro, vídeo,fotografia, dança, poesia e temas musicais.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top