Inscrição para a Programa de Curadoria do 50º Festival Nacional de Artes da África do Sul

O Festival Nacional de Artes da África do Sul está com chamadas abertas para a edição do próximo ano, que irá decorrer em Makhanda, Cabo Oriental, de 20 a 30 de junho de 2024. A oprtunidade é aberta para artistas do continente e do mundo, além dos nacionais.

Esta convocatória é para o Programa de Curadoria, um programa multidisciplinar que será selecionado pelo Comitê Artístico do Festival em conjunto com o Diretor Artístico do Festival.

Esta iteração do Festival marca cinquenta anos para o NAF – um momento de reflexão sobre seu contexto na paisagem sul-africana.

“A textura e o conteúdo do Festival sempre vivem dentro do programa de qualquer ano específico, moldado em torno das obras que estão sendo feitas, e é assim para 2024”, esclarece o Diretor Artístico, Rucera Seethal.  

No entanto, prossegue, ampliou-se as lentes para a celebração do 50º ano para incluir obras que falam ao longo do tempo, sejam obras que registem marcos importantes na história cultural sul-africana.

Igualmente, conforme a explicação de Rucera Seethal, estão abertos a obras que falam sobre para onde estamos indo e como esse futuro pode ser. “Estamos pensando em viajar no tempo em 2024 e gostaríamos de receber uma diversidade de pontos de vista sobre isso através das perspectivas de artistas e criativos”.

Existe, paralelamente, uma chamada separada para o Programa Fringe 2024; uma plataforma aberta para produtores de qualquer lugar do mundo apresentarem trabalhos de forma independente e autofinanciada.

O Fringe não tem curadoria, mas será projetado para corresponder aos locais disponíveis em Makhanda. A chamada para o Fringe será aberta em 2 de outubro de 2023.

O processo de candidatura ao Programa de Curadoria é totalmente online e termina a 30 de setembro de 2023 à meia-noite CAT. Para se inscrever:  Clique aqui.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top