“Os Olhos deslumbrados” propõem “Bilhete para o Transvaal “

Até 16 do mês em curso, a Fundação Fernando Leite Couto (FFLC) estará a receber candidaturas de jovens escritores para “Os olhos deslumbrantes”, oficina de escrita de ficção integrada no Festival Gala Gala.

O desafio da presente edição é escrever um conto, crónica ou novela breve sobre o tema “Bilhete para o transval”.

A proposta, de acordo com a FFLC, é inspirada na primeira ligação feita por linha-férrea no país, ligando Moçambique à Africa do Sul, em Julho de 1895, dois países que partilham história, um património cultural e laços comuns, em várias vertentes.

A linha férrea, recorda a FFLC, está presente em vários pontos deste vasto Moçambique, atravessando distritos, vilas ou cidades para ligar o nosso país a outros da África Austral.

“Recomendamos a visita ao Museu dos Caminhos de Ferro de Moçambique”, lê-se na descrição da submissão de candidaturas.

Esta oficina de ficção narrativa terá como monitores o editor e coordenador do projecto Celso Muianga, o poeta e crítico Léo Cote e o escritor e revisor Ricardo Santos.

Caberá aos três estimular os participantes a contarem estórias de personagens, eventos imaginários baseados na temática.

Os objectivos dos “Os olhos deslumbrantes” são desenvolver a arte da escrita através da exploração de materiais linguísticos como veículos de expressão de pensamentos e ideias para compor uma estória.

Pretende-se, igualmente, proporcionar instrumentos de desenvolvimento da observação, da imaginação e espírito crítico. Assim como preservar a memória histórica e cultural moçambicana.

O processo de candidaturas funciona da seguinte forma: os interessados deverão enviar um texto inédito, com um máximo 5 páginas, em folha A4, contendo 220 caracteres por página, em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5.

Cada texto, descreve a FFLC, deve apresentar, antes do título, o tema da presente edição da Oficina de Ficção Narrativa: O Bilhete para Transvaal.

O formato de funcionamento da oficina
Presencial, por email, Google Meet e WhatsApp.

Está actividade está integrada no Festival Gala Gala a decorrer de 11 a 17 de Setembro, na cidade de Maputo.

A iniciativa terá uma programação que reflecte a visão de cada uma das entidades envolvidas, designadamente o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), Fundação Fernando Leite Couto (FFLC), Associação Kulungwana, Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA), Centro Cultural Brasil Moçambique (CCMA), Camões Centro Cultural Português (Camões – CCP) e a 16 Neto, Embaixada da Espanha e Museu Mafalala.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top