Sarita Monjane Henriksen discute a língua e a educação no país

O livro “Língua e educação em Moçambique: subsídios para uma política linguística orientada para a cidadania global” de Sarita Monjane Henriksen, será lançado hoje, dia 08 de Agosto, pelas 16:30h, no salão de eventos do BCI-Sede.

Com 200 páginas e dividido em seis capítulos, a obra gira em torno da ideia de que nas sociedades multilingues, as políticas linguísticas devem estar orientadas para o contexto local, nacional, regional e global. O livro é resultado de um estudo desenvolvido pela pesquisadora.

Para o professor e pesquisador Feliciano Chimbutane, da Universidade Eduardo Mondlane, a análise e argumentação do livro adere aos paradigmas de Direitos Humanos Linguísticos, de Cidadania Linguística e de Imperialismo Linguístico. Como resultado, a autora critica o paradigma de imperialismo linguístico e propõe, por exemplo, que o inglês, visto como língua predadora, seja “percebido como um recurso que deve ser passado aos cidadãos, sobretudo, através da escola, materializando assim a formação de cidadãos globais”.

O evento terá inicio as 16:30horas, contando com momento musical apresentado pelo cantor e compositor Roberto Isaías e poesia com Sangare Okapi, dando-se espaço, a Profa. Dra. Sarita Monjane Henriksen , autora do livro, a dar algumas considerações e assinatura de autógrafos, seguido de cocktails.
O livro será apresentado pela professora Aissa Mithá, da Universidade Pedagógica, e sai sob o selo da Gala-Gala Edições, integrando à colecção “Nossas gentes, nossa língua”.

Sobre a autora
Nasceu na cidade da Beira, na província de Sofala, em 1970. É doutorada em Planificação e Política Linguística pela Roskilde University, da Dinamarca, e investigadora no Programa de Pós-Doutoramento em Direitos Humanos, Direitos Sociais e Direitos Difusos, na Universidade de Salamanca, Espanha. É Professora Associada na área de Sociolinguística e Políticas Linguísticas na Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) e Professora Visitante do DAAD no Instituto de Sociologia da Universidade Justus Liebig de Giessen, Alemanha. É, actualmente, Directora do Gabinete de Cooperação na UP-Maputo. Possui publicação diversa, incluindo capítulos de livros e artigos como “Documentando a superdiversidade – o contributo da dialectologia e interdisciplinaridade na construção de um atlas linguístico de Moçambique” (Caderno Seminal Digital n.º 42, 2022) e “Globalisation, Multilingualism and Multiculturalism in Mozambique” (CSDC’15 World e-conference, 2015).

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top