“Orfeu dos infernos” em dose dupla no Scala

A orquestra Xiquitsi apresenta hoje e amanhã, no Teatro Scala, na cidade de Maputo, a ópera “Orfeu dos infernos”, cinco anos após a sua primeira exibição, com intuito de celebrar os 10 anos do projecto.

Estarão em cena quase todos os participantes da estreia, em 2019, em Moçambique, incluindo a recém-licenciada do curso de canto na Escola Superior de Música de Lisboa, Márcia Massicame, que vai interpretar o papel da “Opinião Pública”. Deuscio Vembane, vai estrear-se com a interpretação de “Orfeu”. Estêvão Chissano irá interpretar John Styx.

A emblemática obra é o principal atractivo dos concertos programados para a 2ª série da 10ª Temporada de Música Clássica – Xiquitsi 2023.

A abertura da 2ª série foi feita com o concerto Fado-Jazz, “ALMO”, no dia 21 de Julho. O concerto foi realizado em colaboração com o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, que levou ao palco três músicos. Os convidados portugueses foram o pianista e compositor Júlio Resende, que se estreou em Moçambique e que se uniu ao talento interpretativo dos cantores Paulo Lapa (tenor) e Tiago Matos (barítono). Ambos os artistas já estiveram nas edições anteriores do Xiquitsi.

No dia 30 de Julho, esteve em cartaz a “Tarde para Pais e Filhos”, um concerto  dirigido pelo coordenador pedagógico do Xiquitsi e Maestro Estêvão Chissano.

O projecto Xiquitsi iniciou em Março de 2013 nas suas duas vertentes a saber: Temporada de Música Clássica de Maputo e Formação de Orquestras e Coros de Moçambique, ambos interligados entre si, na medida em que todos os músicos convidados da Temporada orientam workshops, palestras e oficinas musicais aos jovens formandos.

O Xiquitsi é desenvolvido pela Associação para o Desenvolvimento Cultural Kulungwana. Desde a sua fundação o projecto tem colaborado com as mais variadas entidades públicas, privadas e Embaixadas acreditadas em Moçambique.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top