“Orfeu nos Infernos” nos 10 anos de Xiquitsi

O décimo aniversário do projecto Xiquitsi é celebrado com a ópera “Orfeu nos Infernos”, na segunda série da décima Temporada de Música Clássica – Xiquitsi 2023, a decorrer até Agosto.

Para a ópera, entram em cena quase todos os participantes da estreia, em 2019, em Moçambique, incluindo a recém licenciada do curso de canto na Escola Superior de Música de Lisboa, Márcia Massicame, que vai interpretar o papel da Opinião Pública. Deuscio Vembane, vai estrear-se com a interpretação de Orfeu.

A abertura da 2ª série será feita com o concerto Fado-Jazz, “ALMO”, no dia 21 de Julho, às 19h00, no Montebelo Indy Maputo Congress Hotel. O concerto é realizado em colaboração com o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, que vai levar ao palco três músicos.

Os convidados portugueses são o pianista e compositor Júlio Resende, que se estreia em Moçambique e que se vai unir ao talento interpretativo dos cantores Paulo Lapa (tenor) e Tiago Matos (barítono). Ambos os artistas já estiveram nas edições anteriores do Xiquitsi.

No dia 30 de Julho, às 15h, no Montebelo Indy Maputo Congress Hotel, está em cartaz a “Tarde para Pais e Filhos”, um concerto a ser dirigido pelo coordenador pedagógico do Xiquitsi e Maestro Estêvão Chissano.

Por fim, nos dias 3 e 4 de Agosto, no Teatro Scala, às 19h00, será a apresentação da tão esperada ópera “Orfeu nos Infernos”, uma sátira ao mito de Orfeu, com música de Jacques Offenbach (1819-1880), na qual surge o tema que tornou o compositor e esta ópera dignos de notoriedade internacional: o Can-Can.

Durante a Temporada 2023, de celebração dos 10 anos do Xiquitsi, uma das propostas do projecto é proporcionar melhores momentos que marcaram a década, para relembrar e mostrar a evolução do Xiquitsi ao longo deste período.

Kulungwana organizou desde 2005, oito edições do Festival Internacional de Música de Maputo. A música clássica e o jazz acústico foram os géneros musicais privilegiados.

Entre 2005 – 2012 os festivais que reuniam músicos internacionais e nacionais permitiram um intercâmbio importante e criaram a oportunidade para o público jovem em particular, conhecer de perto um género musical e instrumentos menos divulgados em Moçambique.

O acolhimento do público e estudantes tem sido muito positivo e as solicitações de promover este tipo de evento ao longo do ano, tem vindo a crescer.

Tendo em consideração o crescente interesse e as novas expectativas, a Kulungwana pretende através do projecto XIQUITSI (www.xiquitsi.org.mz) desenvolver de forma complementar e em simultâneo duas actividades principais:

A Temporada de Música Clássica de Maputo que será organizada durante o ano com três períodos de apresentações em três meses diferentes, Maio, Agosto e Outubro, ocupando vários locais na cidade de Maputo e arredores. Desta forma os amantes, amadores e curiosos terão a oportunidade de desfrutar de música clássica com mais frequência durante vários momentos do ano.

E o Projecto de Formação de Orquestras e Coros de Moçambique que visa a integração e inserção social bem como capacitação profissional por intermédio do ensino colectivo de Música, iniciando desta maneira a formação daquela que será a primeira Orquestra Juvenil de Música Clássica em Moçambique.

Esta iniciativa representa uma possibilidade de mudança na vida de jovens e crianças que, através da prática colectiva de música, adquirem ferramentas essenciais para o desenvolvimento pleno das suas capacidades. A formação desta orquestra será baseada em experiências comprovadas como: “El sistema” na Venezuela onde o projecto existe há 38 anos e que hoje conta com mais de 350 mil jovens e crianças e cerca de 290 orquestras em todo o país; “Neojibá”, no Brasil onde o projecto foi criado há 5 anos, formou mais de 210 jovens e crianças entre 9 e 29 anos, e criou 3 orquestras que contam já com 240 apresentações.

Para garantir uma formação de elevado nível com um acompanhamento contínuo e de qualidade, Maputo vai receber dois professores formados, capacitados e experientes na área do ensino colectivo.

Estes músicos e professores vão dar aulas diárias a jovens e crianças entre 7 e 25 anos, que terão e estarão em contacto directo com os músicos convidados na Temporada de Música Clássica de Maputo durante os workshops, ensaios e concertos.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top