“Gula” continua hoje no “Notícias”

No escritório da sua empresa, o proprietário vê-se no risco de assistir ao desmoronamento de todo o seu império com a chegada de imprevisíveis visitantes e deste ponto se desenrola a peça de teatro “Gula”, que continua em exibição hoje ás 18.00 e 19.00 horas, nas instalações da Sociedade Notícias, em Maputo.

O seu conselheiro, na expectativa de com isso ganhar uma promoção, sugere soluções pouco racionais. Simultaneamente, a secretária vive momentos de muita angústia, pois as promessas do empresário poderão não acontecer, caso o fim a vista realmente se materialize.

A proposta do espectáculo é provocar reflexões sobre a relação que, enquanto humanos, desenvolvemos com o poder do nível mais baixo ao mais alto, pois, muitas vezes reduz-se essa patologia social aos políticos e empresários, ignorando que a vários escalões todos exercem poder.

“É sobre a glutonaria, um mal associado ao desejo de comer e beber de maneira exagerada, para além das necessidades”, lê-se na notícia publicada pelo “Notícias” sobre esta peça de teatro.

É uma simbologia, lê-se ainda, sobre o sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir tudo para si próprio, um desejo excessivo direccionado, principalmente, à riqueza material. Quando assim é, o ganancioso faz de tudo para conseguir o que pretende, chegando mesmo ao obscurantismo.

Esta será a segunda exposição da obra, afinal o trabalho foi estreado em Novembro do ano passado no Cine-Teatro Scala, um dos parceiros do colectivo de artistas coordenados por Rita Couto.

A apresentação de “Gula”, que está em cartaz ontem e hoje, resulta de uma parceria, a nível institucional, entre o Centro Cultural Moçambicano-Alemão, Fundação Fernando Leite Couto, Makhall’ Artes e o “Notícias”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top