Rito Nobre lança “O livro desalmado” no Camões

“O livro desalmado” é o título da obra literária de Rito Nobre, sob chancela da Editora Kulera, a ser lançado no dia 18 de Maio, pelas 17h30, no o Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

A ser apresentado por Jorge Langa, conforme a nota de imprensa que chegou ao “Mbenga”, “mais do que apenas histórias criadas por um sonhador, o livro apresenta questionamentos profundos sobre a existência dos seres”.

Essas interrogações, prossegue a nota que estamos a citar, estão ocultas entre a coragem da dúvida e os medos da certeza, de tal forma que as respostas obtidas dessas indagações retóricas levam a evidências de que a dúvida não deve ser valorizada quando surge de afirmações inalcançáveis para a razão.

“Com cerca de vinte e oito textos, os depoimentos confessam uma maturidade habitualmente alcançada após diversos parágrafos de caminhada pela estrada da escrita”, lê-se na sinopse do livro.

No entanto, Nobre conseguiu a proeza de espreitar a linha de chegada logo no pontapé de saída.

A capa do livro foi desenhada por Aminudin Abdul Aziz, com base na pintura de João Timane, que também ilustrou o interior da obra. O design gráfico ficou a cargo de José Cumbana e Amândio Afonso.

Rito Nobre, escritor moçambicano, nasceu em Maputo em 1º de julho de 1989 e passou toda a sua infância cercada pelo amor de sua família e pelas difíceis vivências trazidas pela dura realidade dos becos e vielas do bairro de Maxaquene D.

No início de sua adolescência, por volta de 2002, apaixonou-se pelas artes e encontrou no HIP-HOP o portal de entrada para este universo infinito. Na companhia de alguns amigos do bairro e da escola, formou alguns grupos de rap, onde abordavam fundamentalmente temas de intervenção social e tinham a emancipação de consciências como pano de fundo.

Foi nesta altura, já com alguma base considerável e perceção apurada sobre as coisas do mundo, que decidiu que iria estudar psicologia, com o objetivo de aprofundar e saciar suas indagações sobre o comportamento das pessoas, suas causas e consequências.

Já na faculdade, em 2013, começou a interessar-se especialmente pela literatura e esse contato mais próximo com o campo das palavras serviu como chave para a libertação de seu verdadeiro EU artístico.

Participou de várias antologias publicadas localmente e alguns de seus textos podem ser vistos em suas redes sociais. “O Livro Desalmado”, sua primeira obra, tinha seu lançamento inicialmente previsto para o segundo semestre de 2020.

No entanto, Rito Nobre veio a falecer em 12 de abril do mesmo ano, antes que isso se concretizasse.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top