“Pequenas grandes mulheres” e “Sol” exibidos no Franco

O documentário “Pequenas grandes mulheres”, de Nadia Fares, e a ficção “Sol”, de  Kurdwin Ayub, são exibidos hoje, a partir das 17h00, no Auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano, como parte do  Ciclo de Cinema Europeu, que vai na sua vigésima edição. 

Neste ano, serão apresentados 14 filmes europeus produzidos nos últimos anos, muitos dos quais premiados e exibidos pela primeira vez em Moçambique. Todas as actividades serão gratuitas, inclusive as actividades paralelas

O primeiro filme a ser projectado hoje  é “Pequenas grandes mulheres”. Quando forem 17h00, O documentário suíço vai responder a questão: Como falar ternamente sobre as lutas feministas a um patriarca esclarecido? Com uma poção poética muito pessoal, a realizadora Nadia Fares transforma a homenagem ao seu amado pai egípcio numa crónica sobre a condição feminina no Egipto e na Suíça. Ela explora o impacto da tradição patriarcal num efeito de espelho entre o oriente e o ocidente. 

Para encerrar o dia, às 19h00, será a vez do filme austríaco “Sol”, que traz a história de três adolescentes de Viena rebolam usando hijab e cantam uma música pop. 

“Um vídeo do YouTube as torna famosas do dia para a noite, especialmente entre os muçulmanos de etnia curda. Yesmin, a única das amigas que é de facto curda, começa a distanciar-se cada vez mais da sua cultura. Nati e Bella, por sua vez, parecem fascinadas por um mundo que lhes é estranho. Quando as meninas conhecem dois jovens patriotas curdos, essa situação começa a complicar-se, nesta narrativa sobre jovens presos entre as redes sociais e a auto-descoberta”, lê-se na sinopse do filme que abocanhou o prémio de melhor primeira longa-metragem no Festival de Berlim.

Para amanhã, o ciclo projectou a exibição dos filmes The Start-Up, do italiano Alessandro D’Alatri, e “Nunca Mais Nevará”, de Malgorzata Szumowska e Michal Englert. 

A partir do domingo até ao dia 19 de Maio, o Ciclo de Cinema Europeu passa pelos suburbanos de Maputo, nomeadamente, Mafalala, Chamanculo, Xipamanine, Maxaquene e Malhangalene. No mês de Agosto será a vez de escalar o Centro Cultural Português na Beira. 

Neste ano, serão apresentados 14 filmes europeus produzidos nos últimos anos, muitos dos quais premiados e exibidos pela primeira vez em Moçambique. Todas as atividades serão gratuitas, desde a Cerimônia de Abertura, até os filmes e o programa paralelo.

O Ciclo de Cinema Europeu é o resultado da colaboração entre várias Embaixadas e Institutos Culturais de países europeus e da Delegação da União Europeia em Moçambique.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top