Xiquitsi celebra dez anos de existência com concertos

Passam 10 anos após a criação do projecto Xiquitsi, fundado em 2013. Este ano, a  Temporada de Música Clássica Xiquitsi vai celebrar a sua década de existência com 10 concertos, cuja 1ª série será corporizada por três concertos, amanhã, na sexta e no sábado. 

A abertura da série será com o Concerto de Gala, amanhã (27 de Abril), às 19h00, no Conselho Municipal de Maputo. No dia 28 de Abril (sexta-feira), às 19h, no Centro Cultural Franco-Moçambicano-CCFM, está agendada a Noite Clássica, e, por fim, no dia 29 de Abril (sábado), às 16h, na Sé Catedral, a Tarde Clássica vai encerrar a primeira das três séries que vão marcar o ano de 2023.
 
A 1ª série de concertos traz muitas novidades, com destaque para apresentação da obra Moya-quinteto de cordas, escrita pelo ex-aluno, hoje, professor do Xiquitsi, Estêvão Chissano, o que demonstra um dos resultados visíveis do crescimento do projecto ao longo dos anos. 
Além do destaque dos xiquitsianos, a série vai receber vários músicos estrangeiros.
 
O Xiquitsi projecta, este ano, uma temporada marcante em celebração do seu décimo aniversário. Ao longo destes 10 anos, o projecto registou um desenvolvimento acentuado, sendo que, actualmente, lecciona instrumentos das classes de cordas, sopros, percussão e luthieria, tendo-se tornado numa verdadeira incubadora de talentos, com alunos em formação no ensino superior em Moçambique e no estrangeiro (Portugal, Itália), estando a fornecer também mão-de-obra a instituições de ensino de música no país, um dos principais objectivos pelo qual o projecto foi criado.
 
A extensão do Xiquitsi para as províncias de Nampula (Cidade de Nampula e Ilha de Moçambique) e Cabo Delgado (Pemba), através do projecto Cantate, é outro dos grandes registos que marca os 10 anos. O projecto também colaborou, ao longo destes anos, com vários artistas nacionais e estrangeiros.
Fundado em Março de 2013, pela Kulungwana – Associação para o Desenvolvimento Cultural, o Xiquitsi conta com mais de 225 alunos, entre crianças e jovens.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top