Franco e Cité des Arts chamam projectos de artes visuais

A Cité des Arts de la Réunion em parceria com o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) anunciam uma Chamada de Projectos para Residências em Artes Visuais, em Saint-Denis, na Ilha Reunião e em Maputo.

Trata-se de um convite à apresentação de projetos para residências cruzadas de pesquisa artística a decorrer num período de um mês para cada estrutura, em formato de residência, dividido entre as datas 12 de Junho a 7 de Julho de 2023, para artistas nacionais na Cité des Arts; e de 10 de Julho a 4 de Agosto, no CCFM, para artistas Reunioneses.

Com o prazo de recepção de candidaturas previsto para 28 de Abril, este projecto apoia aos beneficiários no transporte de ida e volta Moçambique-Reunião/ Reunião-Moçambique, disponibilização de alojamento, uma bolsa de residência de 800€ (euros), acompanhamento nas diligências de autorização de entrada nos territórios.

Ambas instituições comprometem-se, no mesmo contexto, a disponibilização de espaços de trabalho adaptados para a criação artística, fornecimento de material técnico e apoio à procura de parceiros e à criação de redes.

Os artistas aprovados terão ainda aconselhamento e conhecimentos especializados em todos os domínios em que as equipas de exploração da Cité des Arts e do CCFM possam fazer valer as suas competências (administração, produção, técnica, comunicação…).

Esta actividade é consequência de uma projecção que já vinha sendo discutida antes da pandemia de COVID-19, tendo sido reactivada em Maio do ano passado, quando Vincent Frontczyk, francês que dirige o CCFM, deslocou-se a Cité des arts em Saint Denis.

Na ocasião, que testemunhamos em exclusivo, o director contou que nesse contexto já tinham sido selecionados Hugo Mendes e Wacila Zacarias, dois artistas moçambicanos para abrirem o ciclo.

O propósito da visita, disse-nos, era justamente reactivar o acordo e ver se com a evolução da pandemia na altura e outras burocracias, como é que esta “ponte com trânsito nos dois sentidos” poderia se materializar.

Nicolas de Ribou, administrador de produção de artes visuais do Cité des Arts, respondeu, no mesmo contexto, que a sua instituição está aberta a submissão de candidaturas de projectos de residência artística de Moçambique.

Guiando Vincent Frontczyk pelas instalações da entidade, Nicolas de Ribou mostrou as salas de criação de diferentes disciplinas artísticas, salas de apresentação de performances e os quartos. O espaço está apetrechado de tal modo que ao artista que tiver acesso apenas cabe criar.

“Não temos uma limitação de tempo de duração da residência”, disse Ribou a explicar que o critério primário é a relevância do que se propõe.

A visita foi feita a margem da participação de uma delegação moçambicana em dois festivais da Ilha Reunião, nomeadamente, o Mercado de música do Oceano Índico (IOMMA) e Sakifo, que acontecem, o primeiro de hoje até 02 de junho e o segundo de 03 a 05 de Junho de 2022.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top