Ao “Rhythms to Our Ancestors” arranca a quinta edição de Jazz no Franco

Matchume Zango, multifacetado músico moçambicano, em colaboração com Jul Dillier, da Suíça, no projecto “Rhythms to Our Ancestors”, farão a abertura da quinta edição do festival Jazz, na Sala Grande, do Centro Cultural Franco Moçambicano, no sábado.

Ambos músicos irão apresentar um repertório que explora a referências do passado, heranças rítmicas, num exercicio de homenagem que passa por canções e instrumentos, como o timbila – Zango é integrante da orquestra Timbila Muzimba – e o teclado.   

Pelo percurso de Zango, que, nos últimos anos tem se envolvido em diversos projectos a solo e colaborativos, a recriar géneros tradicionais e do cancioneiro folclorico com o contemporânea e da descrição de Jul Dillier, que trabalha a sua fusão de jazz, ritmos africanos e música eletrônica, projecta-se uma experiência sonora mesclada por elementos “familiares” e inéditos.   

Conforme a nota de imprensa recebida pelo “Mbenga”, os músicos prometem, de alguma forma uma viagem cultural entre os universos de ambos, o que, neste caso, faz da música uma especie de ponte.

“Juntos, prometem apresentar uma performance única e cativante que irá mostrar as ricas e diversas tradições musicais de seus respectivos países”, l^se-se no documento recebido.

Jul Dillier, um multi-instrumentista, é conhecido por sua fusão de jazz, ritmos africanos e música eletrônica, enquanto Matchume Zango é um renomado tocador de timbila e percussionista moçambicano.

O festival Jazz no Franco é um evento anual que celebra a música jazz e suas várias fusões com outros gêneros, com o objetivo de promover a troca cultural e colaboração entre artistas moçambicanos e internacionais.

O festival deste ano promete ser memorável, com uma programação de músicos talentosos e uma variedade de estilos e sons.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top