Wilson Uanheta inaugura exposição digital no XHUB

 “POR DE TRÁS DA PELE” é o título da primeira exposição individual do artista plástico Wilson Uanheta, a inaugurar amanhã, pelas 18.00 horas, na Galeria da XHUB. A amostra visa celebrar a cor da pele humana, desde à variedade de tons e a sua peculiaridade, de tal forma que, apresenta características físicas oculares diferenciadas.

A exposição pretende levantar um debate relacionado com a igualdade existente por de trás de tons de pele, visto que, não existem diferenças entre toda humanidade. Não existe sague negra ou branca, ou qualquer outra coisa que esteja por de trás da pele que se diferencie pela cor da pele.

Por de trás da pele é um tema multidisciplinar apresentado pelo artista WILSON U. que presa pela igualdade entre as raças em uma abordagem sobre a arte africana de uma forma híbrida, apresentado artes no formato digital e plástica com objectivos de provocar diálogo com arte em formato “tradicional” e formato “moderno” / “tecnológico” discutindo em torno das diferenças raciais, presando e destacando a igualdade das mesmas, por de trás de todas as peles.

E ao mesmo tempo o artista quer explorar e questionar os diferentes meios de representar a arte, fazendo contraste entre peças desenvolvidas digitalmente e as tradicionais produzidas no espaço físico, artes plásticas, expondo-as ao mesmo espaço, oferecendo uma experiencia única materializando as peças digitas no concreto na nossa realidade através da sua presença, impressão, e peças tradicionais produzidas no espaço físico que também existem na nossa realidade através da sua presença material verificando a existência e autenticidade através da sua própria presença, acrílico na tela e a óleo, especificamente artes plásticas. O artista levaria ao público a contrastar esses dois meios, e ter um melhor conhecimento de artes digitais impressas e as tradicionais, artes plásticas.

Especificamente sobre um aspecto de arte moçambicana e arte africana, o projecto vai ainda mais explorar esse contraste. Sendo que do olhar eurocêntrico a arte africana está ainda muito restringida e limitada às artesanais tradicionais e representações quase estereotipadas como se pode encontrar em espaços como no FEIMA e entre outros (mesmo que a arte contemporânea africana esteja crescendo em sua amplitude e difusão). As peças em si contemporizam esse imaginário, oferecendo uma versão moderna, atualizada. Além disso, as peças digitais impressas amplificam esse aspecto.

Importa destacar que as obras que serão expostas estarão em exposição na Galeria da XHUB serão disponibilizados no formato digital para compra na Loja digital da XHUB.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top