Elvira Viegas é o primeiro nome confirmado para o Azgo

Elvira Viegas é o primeiro nome confirmado oficialmente para a décima Festival AZGO, que decorrerá de 19 a 21 de Maio, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, Campus principal da Universidade Eduardo Mondlane e Mafalala, em Maputo.

Apesar de ao longo das últimas semanas acompanharmos pelas páginas do Instagram do festival e de alguns músicos nacionais a assinatura de contractos, até o princípio da manhã de hoje, apenas a  cantora moçambicana, que é uma das mais notáveis vozes da música ligeira nacional tem anúncio ofical. Aliás,  tal vem esclarecer a imagem enigmática de uma mulher coberta até ao rosto, publicada pelo Azgo há dias.

Com efeito, esta é a primeira vez que Elvira Viegas participa do festival. A autora de “Lirere”, “Xikala Vito”, “Grito de Criança”, entre outros clássicos, está escalada para o principal, dia 20 de Maio, no Campus da Universidade Eduardo Mondlane.

Elvira Viegas junta-se a outros artistas e personalidades da área criativa em Moçambique que dão voz e rosto pelo evento que regressa três anos depois. Nesta edição vai preencher o programa reservado aos ícones da música popular moçambicana.

O espaço das referências nacionais é já uma tradição do festival e “tem por objectivo contribuir para a valorização e divulgação da história da música nacional e dos seus protagonistas”, esclarece a produção.

Júlia Novela, directora do Festival AZGO, disse que a produção sente-se honrada por receber uma voz que marcou diversas gerações de artistas e de públicos em Moçambique e não só. “Temos certeza que Elvira Viegas vai colorir o AZGO com carisma e pujança”, friza.

Sobre Elvira Viegas

Elvira Viegas nasceu no emblemático bairro da Mafalala, nos anos 50, muito cedo começou a cantar por influência da mãe que na altura era regente do canto coral. Elvira faz parte de uma geração de artistas que se entregou de forma voluntária para construir um sentido de cidadania e orgulho de pertencer a um país. Em 2022 lançou o álbum “Ora Chegou”, que segundo as suas próprias palavras representa maturidade, crescimento e contínuo aprendizado.  

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top