Exposição: Três perspectivas de mulheres a ver o mundo

Nelsa Guambe reúne, enquanto curadora, as artistas plásticas Emília Fernandes e Teresa Raffray e Nelly Guambe para a exposição colectiva “3 em Uma”, a inaugurar amanhã no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), às 18.00 horas.

A mostra que estará patente na Sala de Exposições do CCFM conta com o apoio do Alto Comissariado do Canadá em Moçambique, insere-se no programa de actividades no âmbito do Mês da Mulher em Moçambique.

“Através das pinturas figurativas e colagens, Emilia Caetano Fernandes, Teresa Raffray e Nelly Guambe materializam as suas reflexões sobre a mulher e o seu lugar no mundo”, lê-se no texto de apresentação da mostra.

Para acomodar os trabalhos destas artistas, prossegue o documento assinado pelo jornalista Leonel Matusse Jr., respeitando o traço e as pespectivas individuais, Nelsa Guambe opta por as dispôr em série, em sentido antológico.

Em comum, as três artistas têm o facto de produzirem a partir de registos fotográficos, cada uma ao seu modo. Por exemplo, Teresa Raffray investe em colagens de recortes de fotografias e Emilia Caetano Fernandes pinta retratos, tendo o mesmo mote.

Sobre as artistas:

Nelly Guambe

Nelly Guambe nasceu em 1987 em Inhambane, onde reside actualmente. Começou a pintar em 2010 quando ingressou na Associação de Artistas Moçambicanos, Núcleo de Arte, depois de concluir seus estudos em Relações Internacionais e Diplomacia na Universidade da África do Sul, Pretoria.

As pinturas da Nelly exploram e refletem sobre as circunstâncias e emoções das mulheres. Ela é vencedora do Prémio “Emerging African Painting Prize “, 2019 e Prémio Mozal Artes e Cultura 2019.

Exposições e projetos em que esteve envolvida incluem 2019 Cape Town Art Fair (Guns and Rain Gallery), , 2018, 2017 1:54 feira de arte contemporânea africana (Ed Cross Fine Art), Londres, Exposição coletiva “About Face”, Galeria Stevenson, Cidade do Cabo, África do Sul. Em 2018 Exposição Individual “Olhares” no Instituto Cultural Português, Maputo 2019 Exposicao Individual “Galeria Stevenson , Johannesburgo).

TERESA RAFFRAY (1979)

Teresa é uma artista franco-chilena. Estudou artes visuais em Santiago-Chile com especialidade em gravura. Trabalhou cinco anos no Museu Nacional de Bellas Artes de Santiago, tempo durante o qual deixou de lado a práctica artística.

Em 2014, empreendeu uma viagem de vários anos por Asia, onde se reconectou fortemente com a necessidade de criar. Dirigiu várias oficinas artísticas, cujo objetivo era encorajar a criatividadede através de diversos meios: a colagem entre outros. No marco dessas oficinas, ela começou a experimentar com a técnica da colagem, que permitia-lhe criar livremente usando materiais de baixo custo e fáceis de encontrar.

Presentemente, Teresa continua trabalhando com aguarela e colagem, encontrando inspiração nas infinitas possibilidades que oferece essa técnica para fragmentar, reinventar, e brincar com os limites entre o irreconhecível e o familiar.

Emilia Caetano Fernandes (1980)

Nasceu em Janeiro de 1980. Com 11 anos foi para Holanda e regressou aos 27 anos a Mocambique. Trabalha como professora desde 2010. Sempre interessou se pela arte, mas foi so em 2017 que descobriu que tenha queda para o desenho.

A inspiração vem das emocoes e comportamento Humano. Vendo imagens de rostos das pessoas com quem ela convive e ‘icones da cultura popular global, ganha inspiracao e transmite em pintura.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top