Women in Mining expo sobre o underground das mulheres nas minas

Women in Mining é o título da exposição que o Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA) inaugurou há dias, na sua galeria e nas grades externas do seu recinto, na Avenida Patrice Lumumba, em frente a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Conceição de Maputo.

Esta mostra é uma instalação que inclui elementos fotográficos da artista moçambicana Yassmin Forte e desenhos da artista alemã Doris Graf que introduzem mulheres trabalhando no contexto mineiro em Tete.

Women in Mining está dividida em duas secções, sendo que a primeira, com os trabalhos da Doris Graf está exposta nas grades externas do CCMA e a segunda, de Yassmin Forte, está a ser projectada no interior da galeria que conta, igualmente, com um vídeo de Mário Cumbana.

“Mulheres e raparigas representam entre um terço e metade dos 40 milhões de trabalhadores em minas artesanais e de pequena escala no mundo”, contextualiza o texto de apresentação desta exposição.

No entanto, prossegue o referido documento, o sector mineiro em geral sofre de uma flagrante falta de diversidade de género, que vai desde os postos de entrada até aos níveis empresarial e de administração.

As mulheres, continua, são menos susceptíveis de beneficiar dos impactos positivos do sector extractivo, tais como o acesso a empregos bem remunerados, e sofrem mais com os impactos negativos, tais como o risco de doenças e poluição do solo e da água.

“Além disso, como em Moçambique, são frequentemente discriminadas devido a barreiras estruturais gerais, sociais e também culturalmente determinadas, tais como pensamentos supersticiosos em torno da presença “infeliz” de mulheres nas minas”, lê-se ainda.

Com efeito, o objectivo do projecto é documentar e destacar positivamente o papel das mulheres moçambicanas no sector extractivo local, sensibilizando e introduzindo algumas destas mulheres fortes ao público em geral, a fim de quebrar preconceitos e abordar a importância da igualdade de oportunidades no sector.

Women in Mining conta com o financiamento do Ministério para Cooperação e Desenvolvimento da Alemanha através da Sequa e da Câmara de Comércio e Indústria Chemnitz (IHK Chemnitz) como parceiros de negócios da Alemanha em Moçambique, igualmente com o apoio de Câmara de Indústria e Comércio alemã (AHK) e da Embaixada da República Federal da Alemanha em Moçambique e com a Câmara de Minas de Moçambique como parceiro local. Conta igualmente com o suporte do Access Bank e da Ronil.   

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top