Timbilas Track no palco do “Franco”

Os artistas multidisciplinares Matchume Zango e Walter Verdin juntam-se hoje, a partir das 19h00, em concerto no Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), em Maputo.


Intitulado Timbila Tracks, a performance é uma colcha de retalhos audiovisuais de música tradicional e novas composições baseadas em vídeo-gravações que o belga Walter Verdin realizou na sua passagem por Moçambique.


No concerto, seremos brindados pela prestação a solo ao vivo de Matchume Zango, um tocador de timbila e percussionista. O músico também faz parte do grupo Timbila Muzimba, um conhecido colectivo que quer dar uma cara contemporânea à cultura tradicional.
Durante o concerto, Matchume canta e toca uma variedade de instrumentos de percussão tradicionais e contemporâneos.


Com o videoconcerto Timbila Tracks, Matchume Zango e Walter Verdin propõem uma forma de preservar e actualizar esta cultura musical tradicional em desaparecimento, confrontando-a com as novas tecnologias e linguagens musicais contemporâneas (ocidentais e africanas).


Após a apresentação da performance multidisciplinar “Timbila Tracks”, segue o workshop “Timbila Traces”, amanhã, 3 de Março, das 14h00 às 16h00, no auditório do CCFM, onde se apresentará o processo de criação do projecto, desde as primeiras ideias até ao resultado final.


Na ocasião, Matchume partilhará etapas de criação da música, de que forma a interacção com o vídeo definiu a sua escolha de instrumentos e como as canções foram arranjadas. Por sua vez, Walter explicará os aspectos audiovisuais e técnicos (filmagem, edição e programação do vídeo) e a gravação das faixas musicais utilizadas durante o concerto, um processo que continua a cada novo concerto.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top