“A biblioteca” de Adelino Timóteo chega a Maputo

 “A biblioteca debaixo da cidade” é o título da mais recente obra do escritor beirense Adelino Timóteo a ser lançada amanhã, 2 de Março,  pelas 17h30, no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo. 

A obra, que será apresentada por Celso Muianga, procura resgatar e imortalizar a história e a identidade do povo beirense, referente ao período 1936 – 1975. São trinta capítulos repartidos em 379 páginas de vivências desenterradas debaixo da capital de Sofala. 

Na nota de imprensa enviada a Mbenga, Carla A. Ferreira, docente da Universidade Federal de São Carlos (Brasil), aponta que Adelino Timóteo apresenta a combinação de géneros como cartas, poemas e páginas de diários, reflectindo sobre o fazer poético, as funções e repercussões de um livro em sua materialidade e lida com a intertextualidade.

“A prosa ainda combina um tom de realismo ao gosto do século XIX a um estilo contemporâneo, o que faz de Adelino um autor que enobrece a literatura de seu país, avança suas fronteiras geográficas e se coloca ao lado de grandes nomes da literatura do tempo presente”, lê-se na nota.

Para a pesquisadora, a ficção do beirense transita entre o local e o mundial. “Adelino oferece-nos em A Biblioteca debaixo da Cidade o prazer recalibrado que grandes obras literárias em si encerram. Uma leitura, portanto, obrigatória, fundamental e amplamente prazerosa”, realça.

Com o livro Adelino Timóteo pretende suscitar o que está escondido numa sociedade que considera conservadora e repressiva, sob um totalitarismo colonial. A obra foi escrita entre Moçambique e Portugal. Os primeiros rabiscos foram lapidados em Lisboa, com um olhar seco, objectivo e distante sobre os factos. 

“Dediquei-me sete anos ao livro e, nos últimos dois anos, finalmente, encontrei todos os pressupostos para a versão actual”, disse Adelino Timóteo, lê-se na mesma nota de imprensa.

Adelino Timóteo nasceu em 1970, na Beira, em Moçambique. É formado na área de docência em língua portuguesa, mas não exerceu a profissão. Ingressou no Jornalismo em 1994, na cidade da Beira, no Diário de Moçambique, e, mais tarde, tornou-se correspondente do semanário Savana, da mesma cidade. É licenciado em Direito e exerce a função de jornalista no semanário Canal de Moçambique, também da cidade da Beira. Escritor, com 24 obras publicadas. Além disso, é artista plástico e já realizou diversas exposições individuais, em Moçambique e no estrangeiro.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top