Agnaldo Bata lança Mungadze e a Lenda do Reino Musical

O escritor Agnaldo Bata lança hoje, a partir das 18h00, no Instituto Guimarães Rosa, o livro “Mungadze e a Lenda do Reino Musical”, que conta com ilustrações de Fernando Hua. 

A obra infanto-juvenil, que sai sob a chancela da editora Fundza, vai ser apresentada pelo escritor Japone Arijuane. 

A História passa-se numa pequena aldeia, onde a harmonia social se rege no respeito aos mais velhos e  às demais regras de boa convivência. No entanto, quando surge um desequilíbrio que ameaça o bem-estar dos aldeões, o bom senso e a coragem do menino Mungadze vai salvar o dia. 

Compenetrado em sua missão, o menino parte numa odisseia à procura de manter a música viva no seu coração e de todos os seres do mundo, ora protegendo a vida, ora protegendo as relações entre os homens e estes com os animais. 

Agnaldo Bata conta que a estória foi escrita há 4 anos. No entanto, no ano passado, quando a Fundza lançou uma chamada literária, decidiu tirar o livro Mungadze da gaveta. A proposta foi bem aceite pela editora, seleccionada para enriquecer as prateleiras dos mais novos.

“Mungadze e a Lenda do Reino Musical” é o segundo livro de Agnaldo Bata no presente ano. Na última semana o autor lançou o romance “Nas bordas do Arco-íris”. Assim, o escritor totaliza quatro na sua trajectória como escritor.

Questionado sobre o próximo passo, Bata apontou que “a inspiração depende muito dos momentos. Veremos o que virá a seguir”, disse em entrevista ao Catalogus, deixando em aberto a possibilidade de mais um romance ou uma obra livro infanto-juvenil.

Agnaldo Bata nasceu a 3 de Maio de 1991, no bairro Chamanculo, Maputo. Foi daí que conheceu a realidade e por ela se encantou atrevendo-se a viajar pelo mar das letras na mísera tentativa de compreendê-la. É Licenciado  e mestre em Sociologia, escreve prosas e peças teatrais, tendo as suas obras presença assídua no Festival Internacional de Teatro de Inverno com o grupo Teatral Skhendla. Em 2015 foi premiado no Concurso Literário do Banco de Moçambique na categoria de Romance e dois anos depois lançou sua primeira obra. 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top