Shot B grafita Mural dos poetas: 100 anos de José Craveirinha

O artista multifacetado SHOT B usou a sua arte para eternizar José Craveirinha, Noémia de Sousa, Rui de Noronha e João Albasini, nomes que fazem parte da história do emblemático bairro da Mafalala.

Os representados nas telas são todos filhos do bairro, constituem a base da literatura moçambicana. Motivo mais que suficiente para homenageá-los.

Em 2016, a IVERCA iniciou com o Mafalala Artivismo. Uma acção comunitária que discute património, memória, arte pública, urbanismo e meio ambiente. Deste projecto surgiram até ao momento 3 murais, nomeadamente: Os Poetas (Shot B), o Tufo da Mafalala (Francisco Vilanculos) e os Desportistas (Chaná de Sá). Integrados no Mafalala Walking Tour e colocando o bairro como uma galeria à céu aberto.

O Mafalala Artivismo traz, na sua essência, maior apropriação e sentido de pertença a comunidade através das suas próprias narrativas e dos seus heróis, propondo de certo modo a criação de monumentos informais e a requalificação de espaços partilhados na periferia de Maputo. Ao mesmo tempo que empresta um ambiente estéctico aprazível, seguro e propício a alavancar a economia local.

Em 2022, o Museu Mafalala, com o apoio da Associação Cultural Boa Coisa, juntou-se a Hueiv|Laboratório de Arquitectura, a MAC|Creative Lines e ao Rapper e Grafiteiro Shot B para reabilitar o mural dos poetas no âmbito do Centenário de José Craveirinha.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top