Hoje há “Cinzas” de Pedro da Silva Pinto no Franco

Hoje, às 19.00 horas, o auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano, será palco do primeiro concerto a solo de Pedro da Silva Pinto, vocalista da celebre banda 340 ml, intitulado “Cinzas”.

Ao lado de Chris Born, Texito Langa, Muzila, Pizzawpineaples e João da Graça, o compositor e intérprete irá percorrer por sonoridades experimentais, através das quais nos permitirá espreitar parte do seu universo.

Por aquilo que se pode ouvir dos ensaios, trata-se de uma proposta que explora indie, jazz, algo próximo do pós-rock, entre outras referências não muito distantes do projecto 340 million, de todo.     

Conforme a nota de imprensa enviado ao “Mbenga”, o projeto “cinzas” nasce de uma residência artística de 10 dias no Centro Cultural Franco Moçambicano. O mesmo resulta de um processo orgânico, envolvendo músicos amigos que partilham um objetivo comum. Criar algo novo, substancial e sobretudo diferente.

“O cinzento de um dia nostálgico. A cor das nuvens. Discretas e elegantes, antecipam a chuva. A cinza resulta do impiedoso e severo calor do fogo. A desintegração absoluta de um corpo. É o pó. O Fénix. A minha cor favorita”, lê-se no comunicado.

O cinza, prossegue, navega entre o preto e o branco, o quente e o frio, o caos e a serenidade, a certeza e a indecisão, o Yin e o Yang, a vida e a morte. Simboliza a ressurreição, o eterno retorno, a renovação cíclica, mas também a dor, o luto e os estados de espírito de tristeza e melancolia.

De acordo com Pedro da Silva Pinto, no contexto local, a cinza é utilizada pelos Tinyanga em ritos de purificação. Afasta o azar e possibilita um novo começo. Após a queimada, serve de adubo para o capim miúdo.

“O objectivo deste projeto é percorrer estes espaços e estas emoções através de texturas sonoras. Ir junto para o desconhecido”, esclarece o músico a quem coube a direção musical e produção deste concerto.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top