Mbenga vence prémio profundidade

A plataforma Mbenga Artes e Reflexões foi a grande vencedora do prémio Profundidade, na categoria Cultura Imprensa Escrita e On-line.

O galardão foi oferecido hoje, na cidade de Maputo, na gala de premiação de média e marcas, organizada pela Média Club, uma agremiação que engloba todos os profissionais da área.
O júri composto por personalidades de reconhecido mérito e idoneidade reconheceram o trabalho da plataforma em prol do jornalismo cultural moçambicano dentro e fora do país. Destacaram ainda que Mbenga é um viveiro onde são formados profissionais de excelência e com qualidade internacional.

Hélio Nguane, director da plataforma, aponta que o galardão é prova de que o jornalismo de excelência ainda tem o seu espaço. “É prova inequívoca que o esforço dos nossos repórteres vale a pena. Dedico o prêmio aos colaboradores e a todos que acreditaram em nós”, disse.

A Mbenga Artes e Reflexões é um grupo de média independente formado por jovens jornalistas culturais que visa, com base em debates e oficinas criativas, incrementar as ferramentas e informação sobre as artes e cultura para que possa produzir melhores conteúdos.
A plataforma é detentora de um portal (mbenga.co.mz) no qual produz conteúdos jornalísticos (notícias, entrevistas, reportagens, crónicas, críticas) e literários, alcançando diariamente pouco mais de 33 mil usuários.
Além da produção de conteúdos, a plataforma organiza Oficinas Criativas e Debates Culturais, sendo que em 2017, o tema foi a Gestão do Espólio de José Craveirinha e Malagatana. Recentemente, organizou mais uma oficina subordinada ao tema Mafalala como Berço da Consciência da Identitária Nacional. No ano passado organizamos um ciclo de debates “Restituição e Reparação na Identidade Pós-Conflito”.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top