Oficina de Teatro abre horizonte criativo de adolescentes

As vozes já denunciavam a presença de adolescentes, no espaço cultural “Projecto Utopia”, sita no bairro da Mafalala. A improvisação, de situações reais do cotidiano, e o casamento do teatro e a leitura têm marcado as sessões da Oficina de Teatro para adolescentes, dirigida pela conceituada Actriz moçambicana Lucrécia Paco.

Durante os exercícios de representação em teatro, alguns adolescentes se revelaram tímidos e outros confiantes, mas uma coisa é unânime: todos com vontade e coragem de aprender.

“Umas têm talento, outras acham que estão com medo e espero que as que estão acanhadas consigam ganhar uma desenvoltura, uma certa abertura e confiança nelas próprias”, disse Lucrécia Paco.

A Oficina de Teatro, actividade voluntária da actriz, em parceria com “Projecto Utopia”, decorre desde o dia 23 de Novembro e estende até Junho de 2023, com interrupção durante a quadra festiva. O objectivo é abrir o horizonte criativo dos adolescentes, durante o período de férias escolares.

“É um grande desafio dinamizar as oficinas, mas também é um momento de aprendizagem. É um privilégio partilhar o meu legado com outras crianças. Eu também cresci fazendo arte, cantando e dançando. Então, é trazer essa oportunidade que eu tive. É uma forma de contribuir e também é a minha gratidão”, descreve a actriz.

Em uma conversa informal, com os adolescentes que participam da Oficina, descubro que, na verdade, alguns já tinham tido contacto com exercícios de Teatro e outras, a maior parte, se vê envolvida pela primeira vez.

Edu, um dos adolescentes da turma, ainda sem interesse em levar a representação em Teatro como profissão descreve que “estou a gostar muito. A professora Lucrécia, no primeiro dia, apresentou-nos as bases para entender o Teatro e ofereceu-nos livros para termos a ideia do como aplicar o próprio Teatro”.

Já Márcia, integrada numa companhia de artes da Mafalala, tem experiência no Teatro infantil, mas encontra, na oficina, uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos.

“Espero aprender muita coisa com a professora Lucrécia Paco. Espero aprender, principalmente, como ser uma actriz no palco”, explica empolgada.

Projecto Utopia: um espaço que se interessa pelos mais pequenos

Projecto Utopia, espaço cultural, mostra interesse por vários públicos. Desde a sua criação, implementa actividades para todas faixas etárias, mas nos últimos meses do ano em curso, o espaço decidiu dar destaque às crianças e adolescentes.

“Olhando para o contexto actual da criança e do jovem moçambicano, há muita vulnerabilidade a certas coisas, como, por exemplo, às drogas”, explica Caldino, co-fundador do Projecto Utopia, a sustentar que “criando actividades principalmente no período de férias, em que as crianças não têm nada a fazer, distraimos a elas desse mal que as cerca”.

Não só decorrem oficinas de Teatro para adolescentes. Há, igualmente, oficina de reciclagem, que acontece desde o dia 19 de Novembro; oficina de Teatro infantil, destinada a crianças dos 3 aos 13 anos, que iniciou no dia 21 de Novembro, bem como oficina de Capoeira, que decorre desde o dia 10 de Novembro.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top