“Moçambique, margem sul”, a nova proposta de Sara Jona Laisse

Depois de ter apresentado, em 2020, o livro “Entre margens: diálogo intercultural e outros textos”, a professora, pesquisadora e ensaísta Sara Jona Laisse propõe, no seu novo livro, “Moçambique, margem sul: arte, interculturalidade e outros textos”, a retoma dos debates sobre cultura moçambicana e interculturalidade.

“Moçambique, margem sul” dá continuidade a “Entre margens”, e os textos seguem o modelo de análise de culturas de Geertz, cujo foco é discutir e interpretar a cultura a partir da perspectiva dos seus fazedores ou sujeitos nativos. Para o novo livro, Laisse reuniu crónicas escritas entre Dezembro de 2020 e Maio de 2022, publicadas, integralmente, nos jornais Sete Margens e O País.

Dividido em duas partes, “Moçambique, margem sul” possui 132 páginas e dois cadernos, nomeadamente, “Moçambique, margem sul: arte, interculturalidade”, que dá título ao livro (cujos textos foram publicados na revista digital portuguesa Sete Margens), e “Outros textos”, um conjunto de quatro ensaios apresentados em conferências e publicados na imprensa.

Para Laisse, o livro é imaginado a partir do hemisfério sul e a maior parte das discussões que levanta, embora sejam relacionadas com diferentes culturas e geografias, são pesquisas sobre o Sul (de Moçambique e do mundo).

A sessão de apresentação de “Moçambique, margem sul: arte, interculturalidade e outros textos” decorrerá na biblioteca do Centro Cultural Português, em Maputo, no dia 15 de Novembro, pelas 18 horas. A apresentação do livro estará a cargo do Prof. Doutor Cristiano Matsinhe, do Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane.

Sobre a autora

Sara Jona Laisse é ensaísta no campo da literatura e da cultura moçambicana. Doutorada em Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa (2015), é investigadora e directora executiva da Fundação Fernando Leite Couto. A sua obra foca, especialmente, a preocupação em relação às culturas moçambicanas e à raridade de discussão sobre elas. É autora, de entre vários títulos, dos livros “Entre o Indico e o Atlântico: ensaios sobre literatura e outros textos” (2013), “Entre Margens: diálogo intercultural e outros textos” (2020) e “Letras e palavras: convivência entre culturas na literatura moçambicana” (2020).

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top