Hoje há mostra de filmes africanos na Fundação Fernando Leite Couto

Na senda da mostra de “Memória (s) do futuro,  serão exibidos três filmes africanos, na Fundação Fernando Leite Couto, a partir das 18:30 min. A começar por Ethereality”, filme ruandês, de Kantarana Gahigiri. De seguida, será a vez a película “Zombies”, filme congolês, de Baloji, e, por fim, será projectada “Preto”, curta-metragem moçambicana, de Ivo Mabjaia.  

A primeira, com duração de 14 minutos, traz a reflexão sobre a migração e o sentimento de pertença. A narrativa gira em torno de um astronauta que retorna à terra, depois de ficar preso no espaço, por trinta.  Já, a segunda película, vem questionar a relação “quase” que as pessoas têm tido com os telefones, considerado frutos das próprias mãos que dotam as pessoas de ubiquidade digital. E, a última curta-metragem reflecte os dilemas de uma sociedade adormecida, onde qual um grupo de indivíduos dorme, alheio ao que acontece ao seu redor.

A mostra de filmes africanos “Memória (s) do Futuro”, com curadoria de Lara de Sousa, cineasta moçambicana, convida a pensar os desafios da construção das imagens do presente. Na mostra há uma selecção  de filmes diversificada que apresenta novas vozes e novas formas de realizar cinema. Foram seleccionados filmes que revelam o pulsar do cinema em várias partes do continente.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top