Abertas candidaturas para Bolsas Criar Lusofonia

Arrancaram hoje e decorrem até 30 do corrente mês as candidaturas ao programa Bolsas Criar Lusofonia, que atribui bolsas no domínio da escrita para cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Podem candidatar-se às bolsas de criação/investigação, escritores e investigadores com obra publicada nos respetivos países e, preferencialmente, também fora deles. Os processos de candidatura deverão incluir: Projeto a desenvolver, Declaração de motivos, Indicação do país de desenvolvimento do projeto, Dossier de imprensa , Livros, artigos publicados, Cópia do Documento de Identificação, Curriculum Vitae, País de residência e Nacionalidade, que devem ser envios ao correio electrónico [email protected].

Gerido pelo Centro Nacional de Cultura de Portugal (CNC), com o apoio do Ministério da Cultura do mesmo país, o programa consiste na atribuição de bolsas, com as quais se pretende “criar oportunidades de contacto aprofundado com outros países lusófonos aos escritores e investigadores de língua portuguesa, a fim de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono”.

As candidaturas decorrem até final de Novembro, tendo o júri de selecionar os vencedores até 30 de Janeiro de 2023. Das duas bolsas de criação ou investigação literária instituídas no programa e os projetos poderão ser desenvolvidos no país de origem do bolseiro, ou num dos países da CPLP.

A cada bolsa serão atribuídos 4 mil euros. A CPLP integra nove Estados: Moçambique, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top