Festival Cinema sobre Ciência arranca hoje

Moçambique é, pela segunda vez, um dos palcos do maior Ciclo de Cinema Internacional de Filme Científico, Science Film Festival (SFF), que arranca hoje no Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA).


Este ano, serão exibidas mais de 20 curtas e longas-metragens para crianças e jovens de vários países pelo globo, em escolas públicas e privadas, bairros e associações comunitárias com o objectivo de trazer o cinema para espaços alternativos e periféricos, com vista a educar e influenciar a juventude positivamente. Haverá também algumas sessões de perguntas e respostas com realizadores e participantes dos filmes de forma presencial e online.


No dia de abertura será exibido o filme “Partícula fantasma”, dirigido por Geneva Guerin. O documento científico segue os esforços internacionais para entender a origem do universo estudando suas menores partes com alguns dos maiores experimentos do mundo. Ainda na terça haverá espaço para a película “Justiça artificial”, dirigido por Simon Casal de Miguel, que retrata a inteligência artificial que promete impulsionar a humanidade para uma nova era (digitalização).
Entre os parceiros desta edição estão o Alto Comissariado do Canadá, a Embaixada da Espanha, e a Rádio Moçambique (RM). Com os últimos será organizada uma actividade paralela que consiste na produção de podcasts e programas de rádio sobre temáticas abordadas nos filmes do SFF, pelo grupo infanto juvenil da RM. O grupo irá abordar o tema da Malária junto com cientistas do Centro de Investigação de Saúde da Manhiça, como parte da Cooperação com a Embaixada da Espanha, entre outros tópicos.


Através da GIZ-Cooperação Alemã em Moçambique, o SFF viajará para as províncias de Inhambane e Sofala para sessões em alguns dos Institutos de Formação de Professores. Também a iniciativa “PASCH: Escolas – uma parceria para o futuro,” vai organizar uma mostra no Instituto Industrial e Comercial da Beira, uma das duas escolas de parceria do CCMA.


O Science Film Festival, organizado pelo Goethe Zentrum, é uma celebração da comunicação científica no Sudeste e Sul da Ásia, África e Oriente Médio. Em uma colaboração com parceiros locais, ele promove a educação científica e facilita a conscientização sobre questões científicas, tecnológicas e ambientais contemporâneas através de filmes internacionais com atividades educacionais. O festival apresenta questões científicas de forma acessível e divertida para um público amplo e demonstra que a ciência pode ser divertida. São parceiros do evento a Embaixada da Espanha, Alto Comissariado do Canadá e a Rádio Moçambique.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top