Festival Cinema sobre Ciência arranca hoje

0
83

Moçambique é, pela segunda vez, um dos palcos do maior Ciclo de Cinema Internacional de Filme Científico, Science Film Festival (SFF), que arranca hoje no Centro Cultural Moçambicano-Alemão (CCMA).


Este ano, serão exibidas mais de 20 curtas e longas-metragens para crianças e jovens de vários países pelo globo, em escolas públicas e privadas, bairros e associações comunitárias com o objectivo de trazer o cinema para espaços alternativos e periféricos, com vista a educar e influenciar a juventude positivamente. Haverá também algumas sessões de perguntas e respostas com realizadores e participantes dos filmes de forma presencial e online.


No dia de abertura será exibido o filme “Partícula fantasma”, dirigido por Geneva Guerin. O documento científico segue os esforços internacionais para entender a origem do universo estudando suas menores partes com alguns dos maiores experimentos do mundo. Ainda na terça haverá espaço para a película “Justiça artificial”, dirigido por Simon Casal de Miguel, que retrata a inteligência artificial que promete impulsionar a humanidade para uma nova era (digitalização).
Entre os parceiros desta edição estão o Alto Comissariado do Canadá, a Embaixada da Espanha, e a Rádio Moçambique (RM). Com os últimos será organizada uma actividade paralela que consiste na produção de podcasts e programas de rádio sobre temáticas abordadas nos filmes do SFF, pelo grupo infanto juvenil da RM. O grupo irá abordar o tema da Malária junto com cientistas do Centro de Investigação de Saúde da Manhiça, como parte da Cooperação com a Embaixada da Espanha, entre outros tópicos.


Através da GIZ-Cooperação Alemã em Moçambique, o SFF viajará para as províncias de Inhambane e Sofala para sessões em alguns dos Institutos de Formação de Professores. Também a iniciativa “PASCH: Escolas – uma parceria para o futuro,” vai organizar uma mostra no Instituto Industrial e Comercial da Beira, uma das duas escolas de parceria do CCMA.


O Science Film Festival, organizado pelo Goethe Zentrum, é uma celebração da comunicação científica no Sudeste e Sul da Ásia, África e Oriente Médio. Em uma colaboração com parceiros locais, ele promove a educação científica e facilita a conscientização sobre questões científicas, tecnológicas e ambientais contemporâneas através de filmes internacionais com atividades educacionais. O festival apresenta questões científicas de forma acessível e divertida para um público amplo e demonstra que a ciência pode ser divertida. São parceiros do evento a Embaixada da Espanha, Alto Comissariado do Canadá e a Rádio Moçambique.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here