“Silêncio” reconhecido no Africa Human Film Festival

“Silêncio”, curta-metragem de Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze, é o prémio Melhor Director: Curto Documentário, da edição 2022 do Festival de Cinema dos Direitos Humanos da África (Africa Human Film Festival).

“Este é o segundo prémio internacional que recebemos este ano. Nada mais satisfatório que contribuir com as artes na construção social das nossas comunidades. É importante fazer uso do cinema como ferramenta para o avanço dos direitos humanos”, expressa sua satisfação, Gigliola Zacara, através das suas redes sociais.

O filme, com cerca de 5 minutos de duração, discute o abuso dos direitos da rapariga, muitas vezes impedidas de estudar e, até, vítimas de abusos sexuais e psicológicos por parte de pessoas próximas.

 “Silêncio” mostra a personagem de Elisinha, uma adolescente que vive nos subúrbios de Maputo. Dividida entre as responsabilidades domésticas e ajudar a mãe num pequeno negócio, à Elisinha é retirado o direito à educação. Não só é impedida de ir à escola, mas também sofre, em silêncio, pelos traumas provocados pelo seu pai, alcoótra e predador sexual, com quem vive, além da mãe e um irmão com poucos meses de vida. Por receio de julgamentos e medo das consequências resultantes duma possível denúncia, Elisinha, procura uma rota de fuga para o infortúnio que tem sido a sua vida.

A longa-metragem moçambicana vem como uma forma de conscientização dos direitos humanos, e, por essa razão, vai de encontro ao o lema que guião a edição do Festival de Cinema dos Direitos Humanos da África (Africa Human Film Festival),  “África com altos níveis de conscientização e respeito pelos direitos humanos entre formuladores de políticas e cidadãos comuns capacitados nas áreas rurais, marginalizadas e urbanas”.

O Festival decorreu no deserto de Kalahari, na África do Sul, entre os dias 21 de 23 de Outubro.

“Silêncio”, curta-metragem co-realizada pelos mocambicanos Gigliola Zacara e Osvaldo Mauze, é uma co-produção entre o Centro de Reacriação Artística e a 7 Ofícios- Rede de Mulheres. O filme conta com um elenco constituído por Adélia Maposse, Madjeca Tingana, Gigliola Zacara, Khaleesi Mauze, Kawany Sango e Tio Luís. Já, a equipe técnica, para além dos realizadores, contou com a participação, Augusto Nhambi e Milagre Langa. E, a trilha sonora, com apoio de Dama do Bling e Roberto Chitsondzo. Recorde-se que, no início do ano corrente, “Silêncio” foi lauredo com o seu primeiro prémio a nível internacional, na categoria de “Melhor Guião”, dos Prémios Especiais do Júri do concurso cinematográfico, na primeira edição do Festival RENUAC, no Chile.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top