Anésio Manhiça premiado na França


O fotoetnográfico moçambicano, Anésio Manhiça, foi reconhecido, na França, como o título honorífico de Embaixador, pela Académie Française des Arts, Lettres et Culture.
A distinção deriva dos esforços que Anésio Manhiça tem empreendido no ativismo social, através de acções voltadas às temáticas da preservação do meio-ambiente e salvaguarda da saúde pública.
O título foi atribudo durante na sexta-feira, dia 21 de Outubro, durante a cerimónia de celebração dos 27 anos da Académie Française des Arts Lettres et Culture, realizada no Palácio George V, em Paris, capital francesa.
A distinção é feita no âmbito do reconhecimento dos trabalhos de Arte e Cultura desenvolvidos por Anésio Manhiça em Moçambique e que colocam questões ambientais e de saúde pública e climáticas no centro de criação.
“A distinção é uma prova de que o meu trabalho é de alcance global, desperta interesse também na escala global e tem sido base de discussão e reflexão sobre problemas ambientais e climáticos, que têm preocupado o mundo” avança Anésio Manhiça, a acrescentar que “Apesar de ter me apresentado publicamente a pouco tempo, a dedicação entrega tornam-me nesse embaixador. O título vem estimular os meus ideais nas artes” Conclui.
A data do reconhecimento, Anésio Manhiça expunha, no Museu do Louvre, três, das 30 fotografias que compõem a colecção “As Viagens do Plástico”, inaugurada, inicialmente, no Museu do Mas, em Maputo.
São elas: “Likoroxo do puto” que ilustra a reciclagem da diversidade dos sacos plásticos para produção da bola (xingufo, likoroxo, matsakala) usada em área ou em tempos de austeridade em alternativa a bola convencional usada para futebol; “Acácias molhadas” uma imagem captada no Sommershield, um bairro nobre da cidade de Maputo, revelando que o descarte de sacos plásticos não são só prática das áreas periféricas; e por fim, a obra “sobrenatural”, uma abstração que permite navegar na diversidade da natureza sobre o reflexo da textura do saco plástico preto.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top