Café das Letras acolhe final da 4ª edição do Moz Slam 

A grande final, da 4ª edição do campeonato de poesia falada- Moz Slam, promovido pela Palavras e Palavras Eventos, vai decorrer no dia 22 de Outubro, a partir das 14 horas, no Café das Letras, Associação dos Escritores Moçambicanos.

A batalha de poesia será composta por 12 slammers finalistas, nomeadamente João Borges, Morgana Ossufo, Benicio Parruque, Kirov Alexandre, Túlio Muchanga, Marlen Chaúque, Jéssica Cristina, Natacha Socre, Gertino Hilário, Luís Ventura, Octávio Raul e Neyma de Jesus, e conta com um júri constituído por Iveth, rapper moçambicana e Azagaia, músico moçambicano, a quem se vão juntar mais três, seleccionados na plateia, até porque “o slam de poesia parte do princípio de que todo o invidivíduo é capaz de emitir uma opinião sobre arte, não necessitando de uma formação académica ou técnica”, afirma Hamilton Chambela, membro da Palavras e Palvras Eventos.

Reconhecer e valorizar a diversidade literária em Moçambique, estimular o desenvolvimento do pontencial criativo nos jovens, proporcionar aos jovens uma aproximação à linguagem poética e promover o intercâmbio cultural entre os  actores da arte a nível nacional e internacional, são os principais factores que movem o campeonato de poesia falada desde a sua implementação, em 2018.

“Este projecto tem como diferencial criar um ambiente harmónico entre a cultura, onde a poesia é o principal foco, assim o jovem poderá ter um encontro com as artes, contribuindo para o desenvolvimento da cultura em Moçambique”, explica Hamilton Chambela, a descrever a ideia de democratizar a poesia e devolvê-la às pessoas.

A 1ª ediçao do campeonato de poesia falada-Moz Slam, decorreu a 31 de Março de 2018, onde Lúcia Sitoe, sagrou-se vencedora. Em 2019, na 2 ªedição, o título foi atribuído a Ivandro Sigaval. E, no ano passado, o vencedor da 3ª edição foi Gonçalves Gonçalo, quem recentemente representou Moçambique, no campeonato mundial de poesia, em Bruxelas e foi até a final. A partir da 3ª edição, o jurí do campeonato de poesia falada- Moz Slam, passou a gozar do direito deseleccionar até 3 vencedores por edição.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top