Hélio Nguane representa Moçambique ao Talent Press Rio

Hélio Nguane, jornalista, produtor e crítico de cinema, vai representar Moçambique, na no “Talent Press Rio”, no Brasil, entre os dias 7 e 14 de Outubro.

O workshop funciona como uma plataforma de capacitação de jovens críticos de cinema e jornalistas naturais e residentes de países lusófonos.

Hélio Nguane foi o único jornalista dos países africanos de língua oficial portuguesa e junta-se a cinco críticos oriundos do Brasil. Os seis selecionados para a edição de 2022 do Talent Press Rio, para além de acompanhar a programação do evento, participarão de seminários, mesas-redondas e masterclasses, sob mentoria de profissionais da área, com vista a desenvolver conteúdo jornalístico sobre as longa-metragens projectadas durante a ocasião.

A posterior, os textos produzidos pelos participantes serão publicados no site talentpressrio.com, com destaque na página oficial do Festival do Rio.
“É uma honra ser seleccionado para um evento desta natureza. Espero aprender técnicas para poder interpretar e escrever com mais propriedade sobre os filmes dos PALOP’s. E mais, espero que a minha seleção abra espaço para mais jovens jornalistas”, afirmou Hélio Nguane.
O evento, integrado na programação “Rio International Film Festival”- que vai decorrer de 6 a 16 de Outubro- é uma iniciativa do Goethe-Institut, da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci), da Berlinale Talents e do Festival do Rio, com apoio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

De referir que, Hélio Nguane no ano passado participou da 14ª edição do Talent Press Durban- integrado na programação Durban FilmMart Institute-, na vizinha África do Sul.
Nguane escreve sobre as artes e cultura desde 2012. Colaborou com o matutino “Notícias”, onde manteve a coluna de crónicas “Retalhos e Farrapos”.
Fundou e coordena a plataforma Mbenga Artes e Reflexões, um site de produção de conteúdos jornalísticos culturais e formação de jovens.
Para além disso, Hélio Nguane, é coordenador, produtor e sonorizador do programa de rádio “Cinema em Foco”, transmitido pela RDP África, 2019, para todos os Países Africanos de Língua Portuguesa.
Colabora regularmente para a revista de cinema pan-africano Awotele, escrevendo críticas e ensaios sobre a sétima arte dos países africanos de expressão portuguesa.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top